Um ponto de visualidades em Salvador

A partir de Setembro, mais precisamente, no primeiro sábado, dia 04, o Goethe-Institut Salvador estará sediando um novo projeto cujo foco são as diversas expressões das Artes Visuais: VISIO. (leia-se Visio Ponto).

O evento, projetado pela artista e ativista cultural Andrea May, assim como o próprio nome sugere, reunirá representantes das artes plásticas, fotografia, arte digital, design gráfico, videoarte, street art, dentre outros, num ponto de encontro mensal para troca de informações, produção e reprodução ao vivo de técnicas, estilos e inspirações.

Trata-se, na verdade, de um atelier aberto ao público interessado em conhecer, participar ou apenas adquirir peças de arte com formatos e valores acessíveis.

Prevendo uma interlocução com o espaço do Pátio do ICBA (Corredor da Vitória), serão realizadas atividades informais e diversificadas como por exemplo o laboratório do coletivo de desenho Canetarium; mini-oficinas; pequenas mostras expositivas; instalações, performances e exibições de audiovisual.

A programação gratuita acontecerá das 14 às 20h e visa, fundamentalmente, a maior aproximação ao universo particular desta classe em seus processos criativos. Um estímulo aos olhos e mentes abertas.

Atelier coletivo

Será formado por Alessia Rollo - Ana C. - Anita Dominoni - Bruno Marcello - Danilo Bolota - Drica Rocha - Filipe Cartaxo - Flávia Bomfim - Grupo Ecoarte - Grupo Mandu - Iansã Negrão - Janete Kislansky - Juliana Bestetti - Karina Rabinovitz & Silvana Rezende - Marceleza de Castilho - May aka Happy Downlady - Nely Oliveira - Nestta Cultura - Silvis - Tuti Minervino.

Veja abaixo mais detalhes sobre estes artistas/grupos (fotos e respectivos links).

Da ficha técnica constam ainda: Juliana Bestetti e Flávia Bomfim (assessoria artística) e NOZ Produções (produção executiva).

Uma prévia da programação piloto

O espaço expositivo estará aberto ao público a partir das 14h com uma mostra de desenhos, fotografias, gravuras, ilustrações, pinturas e outras técnicas artísticas, assim como a representação do site Urban Arts através de posters dos artistas: Anna Anjos, Camila Matos, Guilherme Henrique, Israel Maia, Jackson Tadeu e Rodrigo Rocha.


Às 14h30, as crianças poderão entrar no clima do "atelier", participando da Mini-oficina de carimbos artesanais com Flávia Bomfim. Na sequência (15h), Anita Dominoni demonstrará técnicas da Colagem em Oficina com 1h30 de duração. Mas atenção, em ambas as são vagas limitadas e a participação será garantida por ordem de chegada.

Paralelamente estarão acontecendo "live paint" (pintura ao vivo) e o encontro do grupo de desenho CANETARIUM (http://canetarium.blogspot.com/) que também disponibilizará sua mesa para quem estiver afim de rabiscar com estilo próprio.

Em outro ambiente, às 17h aproximadamente, o Grupo Ecoarte fará sua apresentação multimídia enquanto rolam performances de Tuti Minervino e MANDU (Cachoeira), além da instalação audiovisual poética "Lambe-lambe Poesia" e lançamento do livro de fotos "CIRCO ESTANER" (Um grande pequeno circo) de Flávia Bomfim.

Já por volta das 18h30 será iniciada a sessão de projeções com a estréia do SoundCine MYSTIKA do Nestta Cultura, seguida dos videos de Drica Rocha.

Ainda para esta edição está planejada a criação de uma obra coletiva, o "Combo VISIO." .e uma ambientação com trilha sonora original à cargo de Junix (http://www.myspace.com/junix11) e Angelo Thomaz "Boing" (http://www.myspace.com/dunduncantapossibilidades).

Importante: Em caso de chuva, as atividades previstas para a área descoberta ficam sujeitas a cancelamento.

Serviço

Dia - 04 de setembro (sábado)

Horário - das 14h às 20h

Local - Pátio do Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Corredor da Vitória)

Acesso - entrada franca e estacionamento gratuito pelo Vale do Canela


Apoio:

Goethe-Institut - João Américo Áudio & Video - Pizzicato Pizzeria - Stampnet - Urban Arts - Goethe Café