Jardim Suspenso, a exposição.

A vida comum, a 30cm do chão

A ilustradora Iansã Negrão faz sua primeira exposição individual na reabertura da Galeria Moacir Moreno, no Theatro XVIII


A exposição Jardim Suspenso é a primeira mostra individual da designer e ilustradora Iansã Negrão. As imagens são um apanhado da produção da artista nos últimos anos, marcada pela construção de momentos de intimidade, solidão, alheiamento e entrega dos personagens, surpreendidos em epifanias cotidianas. A abertura acontece na próxima quinta-feira, 10 de fevereiro, às 19h, na Galeria Moacir Moreno, foyer do Theatro XVIII, no Pelourinho. A entrada é franca.


Iansã flagra o banal do mundo com afeto, materializando-o em diversos suportes e em diferentes horas. Em casa, no trabalho, numa sala de espera. "Jardim suspenso sempre teve essa conotação de lar para mim, de varanda da casa com plantas", diz. A ideia é que os espectadores vaguem por este jardim, deparando-se com seus moradores. Que tomem um chá com eles, sintam-se íntimos da beirada do dia ou da vida, longe da borda cotidiana.


Os quadros de pequeno formato (10x15, em média) dominam boa parte de Jardim Suspenso, apresentados em molduras de diferentes formatos e cores, que contrastam com o preto e o cinza dominantes nas imagens. “É que sou meio cega para as cores”, afirma a artista em tom de brincadeira. Boa parte dos desenhos foi feita com tinta preta e lápis, outros são experimentações no ambiente digital. Os formatos maiores são gravuras digitais impressas em canvas. Ao todo serão cerca de 100 imagens.


Iansã é jornalista formada pela Facom/UFBA e apegada à imagem. Acredita na comunicação pela linha do lápis sobre a folha em branco. Trabalha como editora de arte no jornal A TARDE e publica ilustrações em papel ou parede. Não saberia explicar nada sem fazer um desenho.


Já participou: Mostra de alunos da Oficina de Processos Contemporâneos (ministrada pelo artista plástico Caetano Dias) MAM Bahia 2004/ Galeria de Adesivos (SP<2004)/ Mostra Claro Idéias (wallpaper de celular, 2005), Diversidades (TCA, 2006), Ateliê de coreógrafos (TCA, 2006), Mostra O Ciume Ilustrado (junho, 2010, Teatro Vila Velha), Visioponto (2010/2011, ICBA, Galeria Sala de Arte) Publicações: Jornal A TARDE 2003–2010, Microafetos (Wladimir Cazé, poesia), Como se Fosse o Mesmo Céu (Gina Leite, contos), Macromundo (Wladimir Cazé, 2010, poesia)
 


SERVIÇO

Jardim Suspenso
Galeria Moacir Moreno
10 de fevereiro, 19h
Entrada Franca


www.flickr.com/iansa