Poro Collective em Salvador


Na próxima terça-feira (8), a Galeria 1 e o Cinema do Museu de Arte Moderna da Bahia serão palcos para discussões sobre produções artísticas, intervenções urbanas e proposições políticas através do lançamento do livro Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos – ações poéticas do Poro. O evento, que acontece às 19h, vai contar com a exibição do documentário Poro – Intervenções Urbanas e Ações Efêmeras, e posteriormente, com um bate-papo com os artistas Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!, organizadores do livro.

O livro Intervalo, respiro, pequenos deslocamentos - Ações poéticas do Poro foi premiado pelo Programa Brasil Arte Contemporânea da Fundação Bienal de São Paulo e Ministério da Cultura, e surge com o intuito de relacionar a produção artística, intervenções urbanas e proposições políticas realizados pelo Poro entre 2002 e 2010, a uma discussão ampliada sobre ações artísticas que promovem a percepção sobre o espaço público, cidade, patrimônio, memória, trabalho colaborativo, inserções artísticas em espaços não institucionais e relações entre arte e política.

A dupla de artistas que formam o Poro – Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! – desenvolveu intervenções urbanas e ações efêmeras no Brasil e exterior, operando nos sistemas de comunicação, circulação e trocas simbólicas realizados nas cidades. Uma atuação, tanto no espaço institucional quanto no espaço não institucional, que reconhece o espaço público como lugar de convívio e campo ampliado para a articulação de proposições artísticas.

“Entendemos que a arte é uma forma de criar relações com o mundo a partir de signos, gestos e/ou objetos. Com esta noção, lançamos nosso olhar para o espaço urbano, onde, desde 2002, desenvolvemos nossos projetos. A cidade é um território fértil para nossas ações. Buscamos estabelecer relações diretas com a cidade e todo seu universo comunicacional e simbólico, ampliando e flexibilizando o significado e o entendimento sobre arte e construindo situações que fogem do uso rotineiro do espaço público”, comentam os artistas.

A obra traz, além de uma extensa coleção de imagens dos trabalhos da dupla, uma série de textos inéditos, escritos por diversos autores vindos de diferentes áreas: arquitetura, urbanismo, poesia, comunicação, história social, ativismo, artes visuais. Assinam os textos: Daniela Labra (pesquisadora e curadora - Rio de Janeiro), André Mesquita (pesquisador e ativista - São Paulo), Newton Goto (artista, pesquisador e curador - Curitiba), André Brasil (pesquisador da área de comunicação - Belo Horizonte), Wellington Cançado & Renata Marquez (arquitetos, curadores e pesquisadores - Belo Horizonte), Anderson Almeida (escritor - Belo Horizonte), Luiz Carlos Garrocho & Daniel Toledo (pesquisadores e criadores cênicos - Belo Horizonte), Ricardo Aleixo (poeta, curador e ativista cultural – Belo Horizonte).