VISIO. no projeto Paredes em Movimento


Dança e Artes Visuais se misturam no Cine-Teatro Solar Boa Vista
Quarta edição do projeto Paredes em Movimento contempla quadrilha junina e intervenções visuais com o Atelier Coletivo VISIO

Para celebrar o 462º aniversário da cidade de Salvador no próximo dia 29 de março, a partir das 14 horas, o Cine-Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), realiza a 4ª edição do Paredes em Movimento. Este projeto é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Extensão do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), sob coordenação da bailarina e coreógrafa Cristina Castro e promove intervenções visuais diversas no foyer do espaço. A convite do Cine-Teatro Solar Boa Vista, o Atelier Coletivo VISIO. protagonizará ações artísticas durante esta que é a primeira edição de 2011 da iniciativa.

O Atelier Coletivo VISIO., projetado pela artista e ativista cultural Andrea May (a.k.a. Happy Downlady), vai reunir alguns representantes das artes visuais para três intervenções: Bandeirolas Artísticas, desenvolvidas em diversas técnicas e materiais pelos artistas: Lígia Aguiar, Denissena, Juliana Bestetti, Julio Costa, Lara Coutinho, Marcelus Freitas, Flávia Bomfim, Aline Cruz, Thaís Muniz, Nely O., May aka Happy DownladyEscultura Temática, composta por material reciclável coletado no entorno do Solar - esta obra leva a assinatura de Júlio Costa; e o Mural Foto-Parede, que contará com a participação da comunidade, que pode levar fotografias impressas ou digitais com foco central na dança para uma exposição informal e temporária.

À noite, às 19 horas, ainda dentro da programação do Paredes em Movimento, acontece o Papo SOLAR, que abordará o tema As Danças de Rua – Quadrilha Junina Conexão e Produção. Para o diálogo, que será mediado por Alexandre Molina, diretor de Dança da FUNCEB, foram convidados representantes de quadrilhas juninas de Salvador, como a Federação Baiana das Quadrilhas (FEBAQ), Quadrilha Junina Asa Branca, Capelinha do Forró, Forró Quadrilhão e Quadrilha Terra Viva.

SOBRE O PAREDES EM MOVIMENTO
Uma extensão do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), idealizada pela bailarina e coreógrafa Cristina Castro, o projeto Paredes em Movimento pretende levar para o Cine-Teatro Solar Boa Vista uma nova forma de intervenção, tendo como mola central a dança em diálogo com outras linguagens artísticas, o que deve estimular ainda mais a frequência do público ao local. A cada edição, acontece um Papo SOLAR sobre o tema proposto e uma intervenção de artes visuais.

O projeto agrega produtos gerados por ambientações plásticas, fotográficas, literárias ou tecnológicas, expostos em diferentes espaços do teatro, como foyer, paredes, janelas, portas, corredores, provocando o público, possibilitando ampliar a experiência de imersão artística ao se percorrer o prédio e consolidando mais ainda o seu papel de centro cultural. Além da apreciação estética, a ação propõe a aproximação da classe de dança com profissionais de outras áreas, visando a inspirar a construção de novas redes de reflexão e colaboração artística.

SOBRE O CINE-TEATRO SOLAR BOA VISTA
O Cine-Teatro Solar Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas, é um dos 18 Espaços Culturais mantidos pela Fundação Cultural do Estado (FUNCEB), instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O espaço faz parte do Parque Solar Boa Vista, que possui também um anfiteatro, quadras poliesportivas, bem como os prédios do Centro de Saúde Mental Professor Aristides Novis e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Inserido no segundo bairro mais populoso de Salvador, Brotas, o Engenho Velho é cheio de história e personalidades. Foi nele que o poeta Castro Alves passou a sua infância, onde nasceu o criador da Capoeira Regional, Mestre Bimba, e em que viveu o antropólogo Pierre Verger. No espaço onde hoje se encontra o Solar, também funcionou a sede da Prefeitura de Salvador (1983 a 1985) e, por décadas, o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira. Ao longo dos seus 26 anos, o Solar, como é mais conhecido, recebeu diversos artistas e grupos culturais, tais como Margareth Menezes, Cássia Eller e Nana Caymmi, além de diversas peças teatrais dos diretores Fernando Guerreiro e Luiz Marfuz.

Além de ser palco de espetáculos e apresentações, atua como centro de aprendizado cultural, com oficinas, workshops e palestras destinados ao público local. Por isso, a FUNCEB o escolheu para sediar o Ponto de Cultura, conveniado com o Ministério da Cultura (MinC), reforçando seu papel de articulador com a comunidade.


Mais informações através do Tel. 3116-2000 ou e-mail: cineteatro.solar@funceb.ba.gov.br.

SERVIÇO
4ª Edição Paredes em Movimento – Intervenções Visuais e Papo SOLAR
Quando: 29/03/2011, terça-feira, a partir de 14h
Endereço: Cine Teatro Solar Boa Vista de Brotas: Praça Marquês de Abrantes, s/n, Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas
Quanto: Grátis
Telefone: 71 3116-2000