VIVADANÇA + VISIO.


Saiba mais sobre os artistas que participarão da performance do Atelier Coletivo VISIO. no VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5. Eles realizarão uma pintura mural temático, ao vivo, em uma das paredes da entrada do Teatro Vila Velha, no Passeio Público no próximo dia 03/04, domingo, a partir das 10h e à noite (19h) receberão amigos e imprensa para abertura da mostra.

ALINE CRUZ - Mais conhecida por Lila, é jornalista de formação e ilustradora por vocação. Apaixonada por quadrinhos, não consegue parar de desenhar. “Além de profissão é um vício, um hobby. Qualquer coisa para ela pode se transformar num bom assunto para colocar no papel e transfomá-lo em uma “tirinha” bem colorida e divertida. Integrante ativa do VISIO. vem participando de diversas mostras e ações em Salvador.

BIGOD - Envolvido com arte de rua desde 1998, começou experimentando pintar em camisas com sprays e compressor, a atividade tornou-se tão interessante que acabou se estendendo para os muros das ruas. O nome foi dado pelo mestre de capoeira, mas o artista já foi conhecido como “Rã” por causa da fama de pintar seus sapos de olhos grandes e pesados. Hoje ilustrador, animador e graffiteiro tendo seus trabalhos expostos já em muitos estados brasileiros e cidades da Itália passando por Roma, Bassano Del grappa, Milão, Bolonha, Veneza, Firenze, Modena, Reggio Emilia e Verbânia.Também dedica tempo para o trabalho social, oficinas de graffiti no meio da rua para crianças, mutirões de graffiti dentro de varias comunidades de salvador, pintando creches e escolas comunitárias.

EDER MUNIZ -  Incorpora no seu trabalho figuras humanas e animais entre a diversidade do abstrato e o surreal. Nessa mistura dialoga com a cidade e seu meio, busca o equilíbrio entre a natureza e seres humanos da maneira poética e singular. Em 2000 deu inicio ao Movimento Calangos de Rua, um coletivo de voluntários com interesse único de levar cultura e arte para as comunidades. Esse nome valoriza a cultura nordestina e descrever a agilidade e cores com que esse artista produz os seus trabalhos. Em 2005, através da sua participação no projetoSalvador Graffita teve a oportunidade de ser convidado aos Estados Unidos a palestrar e realizar workshops em universidades e ONGs na cidade de Nova York. De 2007 até 2010 se mudou para lá onde realizou exposições e murais em organizações e residências particulares. Trabalhou ainda como arte educador em diferentes escolas do Brooklyn e Queens. Em 2008 Muniz viajou para Sicilia (Italia) e teve a oportunidade de ser convidado a realizar um dos seus trabalhos na cidade de Montedoro.

IEL ESTÁCIO - Começou a graffitar em 2004 e já em 2006 integrando o coletivo Nova 10 Ordem. Utiliza a técnica do stencil , throw up, realismo, Participou do  MOF no Rio de Janeiro; Encontro de Hip Hop de Poções; Consciência Negra em Cruz das Almas; Encontro de Graffiti de Serrinha; multirões sociais de Street Art em Salvador; Encontro Internacional de Graffiti; dentre outros. Atualmente faz graduação em Artes Plásticas na UFBA e atua como tatuador.

NAARA NASCIMENTO - Graduada no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA atuou na área da Educação artística durante o período do curso (2005 – 2008).  Atualmente trabalha na produção de arte dedicando-se aos segmentos da intervenção urbana, ambiental, da pintura e ilustração.

JÚLIO COSTA - Há 10 anos pintando murais por toda a Bahia é o fundador do coletivo de arte de rua Nova10ordem um dos mais atuantes no cenário brasileiro.
Em 2005 participou do projeto da Prefeitura, “Salvador Grafita” e em 2007, na Itália, representou o ICBIE (Instituto de Cultura Brasil Itália Europa). Já em 2008 volta a Europa para realizar exposições individuais. Com grande pesquisa e influencia da rua, ainda em Roma acompanha constantemente o cotidiano de um acampamento cigano realiza inúmeras pinturas sociais em colaboração a ARCI Solidarietá.  De abril a junho de 2010 viajou pela Europa realizando pinturas e exposições.
A música inspirou as suas coleções. Outra influencia no seu trabalho é a fotografia de moda, e a cultura afra brasileira

LUIZ PABLO – Autodidata, aos 18 anos foi aprendiz de serígrafo, descubrindo pigmentos, tinta acrílica e nanquim. No MAM , participou das oficinas de criatividade em artes plásticas e destacou-se. Em 2004 concebe e monta seu primeiro cenário pra um espetáculo mas somente em 2008, teve contato real com a Street Art, dando origem à exposição VENDO MEU PEIXE (2009) no Piola Salvador. A partir daí aprimorou a técnica da pintura e também a comercialização de suas obras, hoje disponíveis no Lar Shopping. Atualmente integra as ações do coletivo VISIO. enquanto pinta nova série.

MAY A.K.A. HAPPY DOWNLADY -  Graduada em Artes Plásticas participou de várias exposições e salões nacionais. Com incursão pela Street Art realizou projetos colaborativos de relevância e foi uma das pioneiras da Toy Art brasileira. Além de atuar profissionalmente na área de produção e consultoria artística é também compositora/vocalista de projetos musicais: tara_code (extinto) e Luvebox, atual "luvebox FX". Em 2009, residiu no Canadá onde participou de duas exposições (coletiva e individual).
Em 2010, de volta ao Brasil vem desenvolvendo projetos como o Atelier Coletivo VISIO. / Urban Blog Off Topic / Dupla em Dinâmica, além de trabalhos em suportes variados na área da visualidade: ilustrações, live paint, videoarte, blogdesign, criações para moda, etc.

REBECA MATTA - Artista multimídia por paixão. Cantora, compositora e artista plástica , faz da sua arte a expressão da sua vida, mergulhada em projetos que possam afirmar suas criações, seus desejos, sua visão singular da música e da arte. Seu trabalho revela características muito particulares e uma liberdade de experimentação que o aproximam da construção de uma linguagem própria, transformadora do olhar e estimuladora das diferenças, indo além do pop, ao micropop, onde se confunde com uma micropolítica do seu viver transformador cotidiano. Ao longo dos últimos anos, sua produção como artista plástica tem se desenvolvido em torno da idéia de rizoma, onde experimentações na música também se entrelaçam com experimentações na pintura.

SISTA K – Desde adolescente integrou grupos de mídias alternativas, anarquistas de ação direta, resistencia poplular e cultura hip hop utilizando técnicas como lambe lambe e stencil. Atualmente, junto ao companheiro Robson Caldas AKA Finhone, tatuador e artista urbano, atua nas ruas de Salvador como grafiteira. Participou da criação da 1ª crew de meninas de Salvador a SISTAS CREW. Atualmente integra o projeto da Prefeitura com o qual vijaou para um intercâmbio cultural em Roma e Sciacca na Italia no ano de 2010; organizou o 3° ENCONTRO NACIONAL DE GRAFFITEIRAS BR e também participa do Meeting of Favela no Rio de Janeiro-RJ e outros eventos nacionais de Graffiti.


Mais infos no Site do Festival.