Gambiarras interativas na Kabum!


Quer aprender criar interfaces musicais interativas através de rádios abandonados e outros materiais reciclados?

Entre os dias 11 a 14 de maio, das 14h ás 19h, na Kabum!, Pelourinho, Salvador, BA, o pesquisador em Arte e Tecnologia, e artista multimídia, Fernando Rabelo, criador do site Hiperface e professor da UFRB, vai ministrar uma oficina de criação de gambiarras interativas. A arte é feita com materiais de baixo custo ou descartados.

No primeiro dia, Fernando vai conversar sobre os problemas do lixo eletrônico e suas possibilidades criativas a partir do reaproveitamento de tecnologias. O objetivo é elucidar o consumo em excesso.

Nas oficinas, Fernando trata sobre conceitos de metareciclagem, criação coletiva e propõe a criação de gambiarras interativas com as novas e velhas tecnologias. A idéia é desmontar brinquedos, remontá-los, misturá-los e construir instrumentos sonoros inusitados que reagem com a intensidade da luz.

Na ocasião, será criado um  Tablado Sonoro feito com pisos de borracha, teclado antigo (funcionando), fios e latas de alumínio + computador com linux. Mais informações através do site: www.gambiartedesign.wordpress.com


As oficina são gratuitas, tem vagas limitadas, e fazem parte do premio Interações Estéticas 2010/11, residência artística em ponto de cultura da artista multimídia Mari Fiorelli.


Inscriçoes: gambiartedesign@gmail.com


MAIS SOBRE O TEMA: http://gambiartedesign.tumblr.com/