Mesas, um passeio pelo cotidiano


A artista multimídia baiana Mônica Simões, em nova temporada paulista, abre no dia 13 de junho, às 18:30, a exposição inédita Mesas, no Quintal dos Orgânicos, situado à Rua Fradique Coutinho, 1416 , Vila Madalena.
Mesas são fotografias coloridas de mesas, com frutas, legumes, verduras e flores, impressas em lona plástica, realizadas entre 2008 e 2010 no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, onde Mônica teve uma casinha por 06 anos.

 “Fui fazendo essas fotos da forma mais espontânea possível, sem nenhuma pretensão. Apenas pelo prazer de fotografar algo que me chamou atenção pela harmonia das cores e dos objetos. Ambos colocados na mesa por mim como qualquer dona de casa.”

 Mesas é um trabalho singelo, com cheiro de roça, que dialoga com toda a proposta do Quintal dos Orgânicos onde acontecerá a exposição. É também uma releitura alegre e pop do gênero natureza morta.

 “A escolha da técnica e do suporte, ou seja, impressão em lona plástica é também uma referência às toalhas de mesa tão utilizadas nas cozinhas da minha infância.” Completa a artista.


Sobre Mônica Simões
 Nascida em uma família de artistas, a fotógrafa, videomaker e artista plástica descobriu a fotografia ainda criança, quando as brincadeiras perdiam espaço para folhear os álbuns de família e ela passava horas admirando as imagens ali registradas. Formou-se em História e fez mestrado em Artes Visuais, ambos na Universidade Federal da Bahia, além de residência na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia (Alemanha). A artista já realizou muitas exposições e guarda no currículo trabalhos premiados como os documentários: Eu sou Neguinha? (1988), Uma Cidade (2000) e Negros (2008) e as instalações Lambe-lambe (1997), Latitude (2001) e Autoretrato (2004).
Mônica Cullen e Virginia Lamarco estão fazendo sua estréia como marchands e nesta exposição como curadoras. Mônica Simões é uma das artistas que faz parte do seleto grupo que a dupla está  representando.
Quintal dos orgânicos, local da exposição, na Vila Madalena, em São Paulo, tem um novo conceito de varejo que privilegia o sustentável, através da arquitetura e dos produtos 100% orgânicos. "Quintal, uma experiência de infância, frutas colhidas na hora, cheiro de terra e fruta. Orgânicos, livre de agrotóxicos e adubos químico, proporcionam uma vida mais saudável."
Ficha Técnica:
Curadoria: Mônica Cullen e Virgínia Lamarco
tel. para informaçoes: 11 8675 0367
Exposição Mesas
Abertura: 13 de junho das 18:30 às 21:00
Período: de 14 de junho a 20 de agosto de 2011
Visitação: todos os dias das 9:00 às 19:00
Local: Quintal dos Orgânicos - R. Fradique Coutinho, 1416, Telefone: (11) 2386 1881