"Arte que guarda chuva" release


Artistas mulheres de traços delicados e gráficos expondo arte-utilitária no INVERNO ASTRAL do Atelier Coletivo VISIO.
São 10 participantes com o desafio proposto de aproximação da arte ao universo da moda, pintando num suporte pouco usual: o guarda-chuva.
Um das mais comuns símbolos da atual estação terá agora o sentido da expressão artística nos mais variados estilos e interpretações.
Com temática livre, esta mostra acontecerá a partir do próximo dia 30/07 em Salvador.
As peças, de dupla utilização, estarão à venda durante todo o mês de agosto com preço padronizado e acessível tratando-se de manufatura handmade.
O lançamento será numa agradável tarde de sábado em parceria com a Boutique Jezebel e a Santo Cupcake.

SERVIÇO:
Evento: Lançamento da Coleção ARTE QUE GUARDA CHUVA
Local: Jezebel, rua Barro Vermelho, 32/101 – Rio Vermelho
Data: 30 de julho, sábado
Horário: das 15 às 19h
Artistas: ALINE CRUZ - ANA C. – ANDREA MAY – FLÁVIA BOMFIM -  IANSÃ NEGRÃO – JULIANA BESTETTI – LÍGIA AGUIAR – NAARA NASCIMENTO – REBECA MATTA – SUSANA BENDEK
Acesso: Entrada franca

Bios:
SUSANA BENDEK (Alemanha)  http://suebendek.blogspot.com
Artista plástica colombiana formada na Academia de Belas Artes de Essen (Fadbk) na Alemanha de passagem por Salvador. Atua no cenário artistico das cidades de Muenster, Essen e Berlin, imprimindo sentimentos, emoções diárias e seu cotidiano em formas de desenhos e pinturas, retratando um mundo violento, de cores e sorrisos que mostram a ironia da sociedade em que vivemos. Um trabalho realizado com canetas, tinta acrílica em suportes como papel ou parede.
 

ANA C. (Brasília) http://www.flickr.com/analimac
Artista visual que desenvolve pesquisa em pintura, performance e fotografia digital, investigando questões ligadas a gênero e sexualidade. Apresentou trabalhos em eventos artísticos e em encontros acadêmicos nacionais nas áreas de artes, cultura e sexualidade. Graduanda em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB).


Artista multimídia por paixão. Cantora, compositora e artista plástica , faz da sua arte a expressão da sua vida, mergulhada em projetos que possam afirmar suas criações, seus desejos, sua visão singular da música e da arte. Assim como na música, seu trabalho como artista plástica revela características muito particulares e uma liberdade de experimentação que o aproximam da construção de uma linguagem própria, transformadora do olhar e estimuladora das diferenças, indo além do pop, ao micropop, onde se confunde com uma micropolítica do seu viver transformador cotidiano. Ao longo dos últimos anos, sua produção como artista plástica tem se desenvolvido em torno da idéia de rizoma, onde experimentações na música também se entrelaçam com experimentações na pintura e, nesta, se desdobram em várias telas onde afetos se reproduzem de forma livre, onde cidades e jardins antes invisíveis se ramificam e se conectam segundo relações que somente o sentido pode revelar.  



Jornalista formada pela Facom/UFBA apegada à imagem. Acredita na comunicação pela linha do lápis sobre a folha em branco. Acaba de desmontar sua primeira exposição individual, Jardim Suspenso (Theatro XVIII, 2011). Trabalha todo dia como coordenadora de arte no jornal A TARDE e publica ilustrações por aí. Não saberia explicar nada sem fazer um desenho.
Formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Em 1978 assumiu profissionalmente as artes plásticas, desde então participou de exposições coletivas e individuais, inclusive em outros estados e países como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiânia, Paris e Estados Unidos. Possui obras na Galeria Museu Caetano Veloso, Santo Amaro, Ba.; no Museu de Nossa Senhora da Boa Morte, Cachoeira, Ba.; no Liceu de Artes e Ofícios Salvador-Ba; no Teatro Vila Velha, Salvador-Ba; na galeria EBEC Salvador-Ba; em Paris, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Brasília, S.Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e Recife. Com o vídeo Água recebeu o prêmio de Melhor Vídeo Experimental no Festival de Cinema e Vídeo Percepções, Muriaé – MG – 2007 e com a videoarte RE-PRODUZIDAS o premio de melhor videoarte no 4ª Edição do Arraial Fest Film, em dezembro de 2010. Atua também nas áreas de design gráfico, cenografia, figurino e produção. Paralelamente a estas atividades continua participando de exposições e a executar seus trabalhos de atelier, pesquisando e experimentando novas formas e novas idéias.


Artista visual de traço suave e elegante, usa de sutileza nos detalhes para transmitir suas idéias através do domínio da arte da síntese. Conhecedora de diversas linguagens, como o stencil, ilustração, pintura, toy art e fotografia, cria e mescla os estilos  com muito bom gosto, proporcionando ao espectador um agradável passeio pelo universo de suas bem humoradas criações.
Esses fatores unidos ao minimalismo compõem seu estilo de maneira que, pode-se dizer desta artista, diante do que seu trabalho apresenta, que para o bom entendedor pingo é poesia.

Vivo em Salvador, cidade chuvosa povoada de moradores que sempre se admiram em tempos de aguacero. Aqui, é comum a combinação: guarda-chuva, sandálias havaianas e óculos escuros. Bom seria se todos, um dia, desenhassem nos seus próprios guarda-chuvas....ninguém mais trocaria os seus por outros de estampas repetidas... e andar na chuva com guarda-chuva poderia ser tão bom quanto andar sem ele. Em dias de chuva ou sol eu desenho, carimbo, bordo e fotografo...as vezes misturo tudo e tudo vira Movimento Contínuo.

ANDREA MAY (AKA HAPPY DOWNLADY) http://www.andreamay.com.br/
Graduada em Artes Plásticas participou de várias exposições e salões nacionais. Com incursão pela Street Art realizou projetos colaborativos de relevância e foi uma das pioneiras da Toy Art brasileira. Além de atuar profissionalmente na área de produção e consultoria artística é também compositora/vocalista de projetos musicais: tara_code (extinto) e Luvebox, atual "luvebox FX". Residiu no Canadá (2009) onde participou de duas exposições (coletiva e individual).
Em 2010, de volta ao Brasil deu start aos projetos Atelier Coletivo VISIO. / Urban Blog Off Topic / Dupla em Dinâmica e trabalhos em suportes variados: ilustrações, pintura mural, digital live paint, videoarte.