Fotografia espanhola contemporânea


O Museu de Arte Moderna da Bahia apresenta de 19 de setembro a 20 de novembro, a exposição Dez anos de fotografia espanhola contemporânea - Coleção Fundação Coca-Cola, com a parceria do Instituto Cervantes e reunindo alguns dos principais artistas espanhóis que tiveram destacada atuação na criação de imagens nos últimos dez anos.

A mostra conta com a participação de 26 artistas que expõem 33 obras, entre fotografias e vídeos. A curadora Lorena Martínez de Corral teve por objetivo mostrar a abordagem destes artistas frente ao mundo, e as visões que resultam de tal contato.

Não se trata de mostrar características próprias de um país, mas sim de confrontar diferentes interpretações forjadas nos universos próprios de artistas com as interpretações que os espectadores de outro país têm de uma realidade que a cada dia é mais e mais comum. Lorena de Corral

Segundo Stella Carrozzo, diretora do MAM-BA, “o público local terá esta possibilidade de perceber distintos olhares, comparando a forma como múltiplas percepções encontram meios de responder simbolicamente a diferentes realidades. Esta mostra traz um significativo recorte da produção contemporânea espanhola, e evidencia as aproximações e distanciamentos entre a produção artística brasileira e espanhola, apesar das mais óbvias, e sutis, diferenças entre as duas realidades”.