Bate-bola com PEACETU (YOU!)

PEACETU ou Rodrigo Vitório Lisboa Souza nasceu em 77 em Ilhéus, Bahia, e a partir de 91 passou a morar em Salvador. Já inserido na arte urbana desenvolveu uma estética pessoal com formas abstratas e cores vibrantes. Integrante da tripulação do Turbilhão Urbano (TU), explorou seu arte em vários campos, desde paredes duráveis à lona e esculturas, expondo com frequencia em várias cidades.  Seu projeto é totalmente inspirado do ritmo urbano da metrópole e na exuberância da natureza. 

Interessada nas andanças do conterrâneo  e na comunhão com as artes na gringa, resolvi arriscar o convite para um bate-papo que logo foi aceito e começou assim...

_ Oi Andrea, tudo bem e tudo em paz como sempre beleza. Estou numa correria louka por aqui. Comecei a estudar Produto Design, fui aprovado pela real competencia no curso de  3 anos e estou curtindo muito aprendendo falar norsk, além de muitas baladas também (rsss).

VP. Onde você vive atualmente e como anda sua produção?
PT. Estou vivendo aqui na Noruega e a produção como sempre não pára, tendo mais idéias e recursos para realizar os projetos.
Recentemente fiz uma escultura, cheguei lé e prendi com parafusos com máquina e depois fiz a pintura por cima, sendo um novo estilo pois levei o graffiti pronto, onde a própria peça ja era o graffiti. Fotos do festival: http://www.filmfrasor.no/no/nyheter/2011/10/peacetu-auksjon.html

VP. Fala um pouco do que ou quem te inspira.
PT. Minha inspiracao sempre está ligada à natureza e o meio em que vivo. As pessoas mim inspiram em geral.

VP. Sua arte é indissociável da street?
PT. Faço minha arte na rua e também sempre fiz outras coisas com outros materiais. No momento penso que sou street art e uma parte do meu trabalho também.

VP. O que tem aprendido fora do país?
PT. Morando fora estou aprendendo  que devo continuar a fazer a minha arte. Penso que nao muda nada, já sou a própria arte. Aqui as coisas acontecem normalmente porque as pessoas as realizam, no Brasil fazemos muito também.

VP. Segundo você, o que é preciso para ser um bom artista?
PT. Pra ser um bom artista é fazer o que tem que ser feito, realizando os projetos que se tem idéia.

VP. Faz uso da tecnologia a serviço da imaginação?
PT. A imaginação do ser humano é a própria tecnologia. Utilizo a minha em cima da digital.

VP. Considera sua arte vendável ou não está nem aí pra isso?
PT. Tudo é vendável no mundo. Quem faz arte nao está fora disso. O artista precisa produzir e para produzir precisa de material então precisa de dinheiro e um processo social mas penso que o importante é produzir de algum jeito.

VP. Possui algum novo projeto que possa contar aqui?
PT. Estou com novas idéias de novos projetos para serem realizados ao longo do tempo. O projeto mais certo é estar produzindo.

VP. Um SMS para quem está no lado de cá...
PT. Minha mensagem é produzir, produzir e produzir. Arte a servico da humanidade.

Mais sobre o artista: http://www.peacetu.com/