Síntese da ata | Encontro de Artistas Visuais

Histórico da Mobilização


A iniciativa desse diálogo com a nova gestão pública partiu de um pequeno grupo de artistas visuais, inconformados com a apatia e a desarticulação política que grassa o setor das Artes Visuais. Num primeiro momento 13/09/11, o grupo solicitou uma reunião com Stella Carrozo, atual diretora do MAM, com o objetivo de solicitar informações sobre o andamento do decreto 11899/09 que instituiu a Bienal Internacional de Artes Visuais da Bahia e extinguiu o Salão do MAM- Bahia de Artes Plásticas. Uma vez que não existe, até o presente  momento, nenhum movimento no sentido de regulamentar o referido decreto.

No momento em que o Estado deflagra o processo de organização dos Encontros Setoriais, com vistas à realização da IV Conferencia Estadual de Cultura, nós Artistas Visuais entendemos que estamos diante de uma conjuntura propícia á discussões sobre as quais são as ações públicas relativas às artes visuais que nos interessa ver implementado.

No dia 29/09/2011 ocorreu no MAM o Encontro Setorial de Artes Visuais, organizado pela Fundação Cultural, prévia para a IV Conferência de Cultura, com a presença da Diretora Geral da Fundação, Nehle Franke e da Coordenadora de Artes Visuais Luciana Vasconcelos, além da presença relativamente significativa de artistas visuais que foram convidados a participar deste encontro pela FUNCEB através de mailing-mail. Neste encontrou foram discutidas de forma espontânea, inúmeras questões relativas às artes visuais.

Durante a semana em diálogo com a Fundação Cultural, conseguimos uma pauta no Conselho de Cultura para realizar nossa II encontro, que então aconteceria no dia 07/10 ás 9h 30. Neste meio tempo, elaboramos um webflyer, divulgado através de e-mail para um número significativo de pessoas além da rede social facebook.
Estas reuniões foram abertas a todos os profissionais do setor e sua convocação está sendo feita através das redes sociais e do mailing-mail .Contamos com a participação de todos.

Resumo da Ata do I Encontro de Artistas Visuais
A reunião teve como objetivo:
1 - Avaliar a lacuna criada, no frágil sistema de artes baiano, com a extinção do Salão da Bahia,  
2 – Avaliar o decreto de criação da Bienal da Bahia.
3 - Elaboração de propostas do setor a serem enviadas a IV Conferencia Estadual de Cultura 

Durante a reunião foram retomadas e apresentadas para o debate proposições já elaboradas em outros encontros como o I Fórum de Artes Visuais da Bahia, os Encontros Setoriais acontecidos em 2009, o II Encontro Estadual de Cultura e a III Conferência Estadual de Cultural ocorrida em Ilhéus, de modo que estes documentos dessem subsídios para novas discussões e base para elaboração da proposta a ser entregue aos gestores e encaminhada para a Conferência Estadual de Cultura, com vistas à construção de um evento/ação que cumpra a função de “compor e dar visibilidade nacional” a arte produzida na Bahia, que o Salão da Bahia, em certa medida cumpria , assim como para a construção de um modelo que possa balizar a instituição da Bienal .

No debate que se seguiu, muitas foram às críticas aos gestores (da gestão anterior), que de forma vertical, sem nenhuma consulta ou discussão prévia ao setor, decidiram unilateralmente extinguir o Salão do MAM. Mesmo insatisfeitos com este grave retrocesso nas relações democráticas, Estado/sociedade Civil que representou esta ação, houve consenso entre a maioria dos presentes que muitos foram os avanços na construção de uma efetiva política pública para o setor das artes visuais, assim como na criação de um novo marco nas relações do Estado com a sociedade, especialmente no que se refere aos aspectos culturais.

Neste primeiro encontro ficou decidida a criação de uma comissão para realizar uma discussão prévia sobre o assunto, fazer um levantamento dos modelos de “Eventos de Artes” existentes no país, acompanhar e sugerir modelos para elaboração da proposta que será encaminhada ao encontro setorial.
Esta comissão se reunirá na segunda-feira, 10 de outubro ás 18 h na Escola de Belas Artes da UFBA para uma primeira avaliação deste material, logo depois estas propostas serão levadas ao próximo encontro.

A próxima reunião ocorrerá também na Escola de Belas Artes no dia 13 de outubro a partir das 18h. A participação dos artistas visuais interessados nesta discussão é de extrema importância, pois quanto maior o quórum da reunião, maior será a representatividade das questões levantadas. Nosso objetivo é construir uma pauta de reivindicações que possam se transformar em políticas públicas em nosso Estado, de forma a atender as demandas de desenvolvimento de nosso setor. 



Fotos: May