THIS_ORIENT | Convite


Hong-Kong e Hanói são tema de mostra multimídia de César Meneghetti
A exposição, inédita no Brasil, será inaugurada no dia primeiro de dezembro na Galeria ACBEU em Salvador

De 01 a 22 de dezembro de 2011, o artista CÉSAR MENEGHETTI exibe, pela primeira vez no Brasil, a mostra THIS_ORIENT na Galeria ACBEU, em Salvador. A exposição é composta por uma série de vídeos e imagens fotográficas que indagam questões relativas à redefinição do espaço no qual o indivíduo vive e se move. Os trabalhos da mostra fazem parte de uma investigação de lugares simbólicos, reelaborados digitalmente, produzidos a partir de imagens captadas em Hong-Kong (PRC) e Hanói (Vietnã).

THIS_ORIENT, título desse trabalho, aponta para mais de um sentido podendo ser entendido como “este oriente” ou “desorientar”, do inglês, disorient, desviar do que estava orientado, desnortear. A dualidade de significados faz uma conexão entre os conceitos de pluralidade de pontos de vista e indeterminação, aqui postos em questão.

A primeira versão de THIS_ORIENT foi exibida em Roma, em abril de 2010, e agora, para a galeria ACBEU, o artista produziu uma segunda versão site specific que conta com a colaboração do músico soteropolitano MESSIAS e o apoio expográfico da BLADE.

MENEGHETTI voltou este ano ao Brasil depois de ter vivido 24 anos na Europa – entre Itália e Inglaterra – onde produziu inúmeras mostras. Além da exposição na Galeria ACBEU, no último semestre seu trabalho esteve presente, em outubro, na Biennale Sessions, evento especial da 54° Bienal de Veneza; no Festival Nacional 5 Minutos da DIMAS/FUNCEB (onde recebeu o primeiro prêmio pelo vídeo LTDN); no evento VIDEOGUERRILHA, de São Paulo; no CACHOEIRADOC, com o média-metragem TERRORISTA e, no dia 15 de dezembro, inaugura em Recife uma exposição individual na Galeria Funarte do Nordeste, mostra contemplada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011. A seguir, ele apresentará seu trabalho na Alemanha no evento “Vision On!”.



SERVIÇO

MOSTRA THIS_ORIENT V.2.0 (2010-2011), de César Meneghetti

Abertura: 01 de dezembro de 2011, das 19h às 22h

Visitação: 02 a 22 de dezembro, de segunda a sábado, das 14h às 20h.  Visitação gratuita. 

Classificação etária: livre.

TAGS: Arte, Vídeo, Fotografia, New Media, Deslocamentos, Novas Tecnologias, Oriente, Vietnã, Hong Kong, China, Brasil, Itália.




GALERIA ACBEU

Av. Sete de Setembro, Corredor da Vitória, 1883, Salvador Bahia.