VISIO. - coletivo reúne artistas em rede e realiza edições presenciais gratuitas de novembro de 2011 a abril de 2012, em Salvador


Artes Visuais e composição coletiva através das novas tecnologias são o foco do VISIO. - lê-se “Visio Ponto” - projeto que reúne artistas locais, de outros estados e até outros países, para a partilha de técnicas, estilos e inspirações. São representantes das artes plásticas, arte digital, fotografia, design gráfico, videoarte, web art, live act, performance, dentre outros.
Patrocinado pela Vivo, operadora de telefonia móvel e internet, por meio do Programa Vivo Arte.Mov, e pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura, o Atelier Coletivo, acontecerá de 19 novembro de 2011 a 21 abril de 2012, no ICBA (Instituto Cultural Brasil-Alemanha), em Salvador, um sábado por mês.


Durante o evento, que é gratuito, o público poderá interagir com a estética visual e conhecerá o resultado das ações colaborativas desenvolvidas em rede pelo uso das mídias digitais, através das mostras de produções de audiovisuais, laboratórios de criação com softwares livres etc.
O VISO. foi projetado em meados de 2010 pela artista e ativista cultural Andrea May (http://www.andreamay.com.br/). O projeto piloto aconteceu de setembro a novembro no ICAB, contando com a participação ativa de aproximadamente 80 artistas. Em seguida, outras ações pontuais ajudaram a consolidar a ideia, dentre as principais, estão as exposições na Saladearte CineVIVO e as Mostras de Portfolios na Livraria Saraiva.

Cronograma 2011/2012 do Projeto:

19 de novembro de 2011
10 de dezembro de 2011
14 de janeiro de 2012
04 de fevereiro de 2012
17 de março de 2012
21 de abril de 2012


Atividades

Como o próprio Gothe-Institut considera, o VISIO. é um projeto inovador e oportuno para Salvador, cidade com grande potencial criativo, porém carente de iniciativas no setor da visualidade. Tomando como ponto de partida a experiência de 2010, e agora sob a consultoria da artista, pesquisadora e doutora em Comunicação Visual com especialização em Crítica da Arte Eletrônica, Karla Brunet (http://karlabru.net/), serão ampliadas as atividades em prol da formação de uma rede de criação cooperativa de artes com as seguintes ações:


NETWORK

Veículo oficial de comunicação do Atelier Coletivo VISIO., o blog (http://visioponto.blogspot.com) atua como central de informações, divulgação e registro; disponibiliza e convida para chamadas públicas; fomenta a colaboratividade de artistas de todo o país, a exemplo dos cabeçalhos artísticos semanais; além da função aglutinadora que se ramifica pelos canais Twitter, Facebook, Youtube, etc.
.
COLLAB

Antecedendo as edições presenciais, os artistas participantes, selecionados via chamada pública, integram uma rede de criação colaborativa quando disponibilizam na web arquivos para interferências e recombinações. Os resultados desta ação são expostos no blog do projeto e também durante as mostras. (http://projetocollab.blogspot.com/)
.
VISIO. LAB

Espaço formatado para criação e apresentação de obras multimídia, onde grupos de pesquisa em web art e projetos interativos realizam encontros de arte digital. Em parceria com o laboratório de software livre LabDebug (http://labdebug.net), apoiado pela UFBA, realizará oficinas e demonstração dos seus resultados.
.
MOSTRA AUDIOVISUAL E ARTE ELETRÔNICA

Videoarte, videopoesia, foto-projeções, soundcine, live act e portfolios digitais fazem parte da programação noturna do evento, com destaque para o projeto parceiro DORKBOT (http://dorkbot.org), que apresenta trabalhos artísticos de "gente que faz coisas estranhas com eletricidade", voltados à experimentação tecnológica e gambiarra eletrônica. Dorkbot é uma rede mundial com eventos regulares em países como USA, Canadá, China, Alemanha e Espanha.
.
SOUND DESIGN

A ambientação sonora do evento seguirá a linha experimental. Djs e produtores musicais convidados pelo músico Junix criam uma atmosfera propícia à inspiração dos artistas durante os encontros presenciais. As trilhas produzidas serão compiladas em um CD virtual intitulado"Músicavisual", que será disponibilizado para free download e terá capa escolhida por convocatória e votação na web.
.
VISIOpontinho
Além de exposições de fotos, ilustrações e telas; live paint; desenho ao vivo (Canetarium) e instalações; foi criado um espaço para oficinas e mini-canetarium, coordenado pela artistas Juliana Bestetti e Flávia Bomfim, com o objetivo de estimular a criação artística infanto-juvenil.
.

Parceria com o Programa VIVO ARTE.MOV

A Vivo vem desenvolvendo ações em prol do fortalecimento de uma rede nacional pela acessibilidade da arte, cultura e melhorias em diversos setores da sociedade. O Programa Vivo Arte.Mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada “cultura da mobilidade”, estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e mídias locativas.

Suas atividades de produção e circulação musical; utilização de mídias locativas e móveis; projetos colaborativos com experimentações em arte e tecnologia acontecem em várias cidades do Brasil, valorizando a diversidade cultural brasileira e suas especificidades.
Ao integrar o programa Vivo arte.mov, o VISIO. pretende promover uma maior conectividade para ampliação do network e da produtividade no campo das artes visuais, fomentando um ambiente em rede de estimulo à criação coletiva.

O projeto utiliza de tecnologia para promover uma maior interação entre artistas visuais e público, que acompanhará presencialmente processos e resultados, já que o Atelier Coletivo VISIO. trabalha intercâmbio, colaboração, multiplicação e compartilhamento de processos, tecnologias e conhecimento.

Identidade visual

Com foco na exploração das possibilidades de interlocução entre Artes Visuais e Tecnologia, o VISIO. busca, através do conceito da identidade visual, o equilibrio desta dualidade, explícita entre o handmade (artesanal) e o vetor. Tudo isso somado à estética personal do designer gráfico Pedro Gaudenz, que assina a arte.
Registro coletivo
A cada encontro, um registro sob a diversidade das lentes e olhar artístico de seis diferentes fotográfos. E, ao final do projeto, uma coleção de imagens para uma nova ação: uma mostra coletiva. O primeiro registro ficará a cargo de Mariana Gadelha.

Redes sociais (links):

Assessoria de comunicação:
COMUNIKA PRESS +55 71 3497-5000
Atendimento:Aleksandra Pinheiro + 55 71 9121-5359 | alepinheiro@comunikapress.com.br
Jamile Amine +55 71 9993-5504 | jamile.amine@comunikapress.com.br