Ciganos por Rogério Ferrari

Rogério Ferrari lançará no dia 16 de dezembro, no Foyer do Teatro Castro Alves, em Salvador, o seu novo livro Ciganos. O livro é resultado de sua itinerância pelas comunidades ciganas da Bahia. 



Durante três meses, entre 2010 e 2011,Ferrari percorreu um total de 40 municípios. O resultado é a visão de um povo com identidade própria, e imagens numa perspectiva distinta dos estereótipos e estigmas comuns que marcam a percepção sobre os ciganos. Apesar das perseguições sofridas ao longo de séculos, os ciganos seguem sendo ciganos. Através do livro será possível obter uma informação ampla e contrária ao preconceito. 

O livro Ciganos, na sua versão baiana, significa a primeira etapa e publicação de um projeto que tem caráter nacional. Com duzentas páginas, 96 imagens, em preto e branco, e fotografado com película, a publicação trás ainda o prefácio da antropóloga Florencia Ferrari, um mapa e o texto do autor. O livro é uma produção independente e foi parcialmente financiado através de edital da Fundo de Cultura da Bahia.

O livro Ciganos se inscreve dentro do projeto Existências-Resistências que o fotógrafo desenvolve há alguns anos e que inclui outras publicações sobre povos e movimentos sociais como os palestinos, os curdos, os saarouís, os zapatistas, e os sem terra no Brasil.
Como publicação inédita e sem precedentes mostrará, portanto, a vida dos ciganos tal como ela é agora. O cotidiano de um povo que como outros faz parte da formação da sociedade brasileira.


Desdobrar a vida cigana

Neste livro, a idéia de captura se estende ainda a um outro campo semântico, a fotografia. Nota-se a dificuldade de capturá-los em uma única imagem. Rogério Ferrari é sensível a esse impedimento e sabe desdobrar a vida cigana em uma descrição visual complexa e aditiva. Uma fotografia sozinha não é capaz de representar “o que são os ciganos”. Seu trabalho se dá por aproximação, por acumulação, por deslocamentos de perspectivas. Sua fotografia parece incorporar princípios tipicamente ciganos de estar e lidar com o mundo. (Prefácio/Florencia Ferrari).