VISIO. reúne arte, tecnologia e colaboração


Edição Dezembro do Atelier Coletivo terá programação integrando artes visuais, arte eletrônica e música entre outras linguagens artísticas.

O Atelier Coletivo VISIO. (lê-se Visio Ponto) chega a sua segunda edição, no dia 10 de dezembro, no Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA, promovendo um encontro entre artistas locais, de outros estados e países. Colaboração e trocas de experiências são palavras chave do projeto mensal, que até abril de 2012, funciona como um laboratório das artes visuais, fotografia, música, design gráfico, videoarte, web art, live act, performance, entre outras linguagens artísticas. O evento acontecerá das 14h às 19h, com entrada franca.

Patrocinado pela Vivo, operadora de telefonia móvel e internet, por meio do Programa Vivo Arte.Mov, e pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura. A cada edição, o público poderá interagir com a estética visual e conhecer o resultado das ações colaborativas desenvolvidas ao longo do projeto cujo objetivo é fomentar a colaboratividade de artistas, atuando em rede e a cada edição, selecionando novos propostos, a partir de uma chamada pública pelo blog do projeto (http://visioponto.blogspot.com).

Para esta edição, já estão confirmadas as participações dos artistas: Giovana Dantas na galeria temporária, Bia Santos (Valência, Espanha) apresentando videos inéditos, fotografias de Clarice Machado, video-instalação e performance do Elétrico - Grupo de Pesquisa em Ciberdança (UFBA), live paint de Vania Medeiros, videoarte de Felipe Kowalczuk, instalação de Vinicius S.A, entre outros artistas.
E, enquanto conversa sobre arte e aprecia as obras, o público que for passar a tarde no VISIO. também escutará a ambientação sonora produzida pelos DJ Riffs e Junix, que propõem um clima propício à fruição artística. A partir de janeiro, algumas dessas trilhas estarão disponíveis para free download no CD "Músicavisual".

Arte em rede – Um dos destaques da proposta de trabalho compartilhado é o COLLAB, que consiste numa rede criativa e colaborativa possibilita que os trabalhos sejam disponibilizados, podendo ser recombinados e sofrer interferências. Para conhecer alguns resultados dessas ações, vale visitar o endereço

Outro espaço especificamente configurado para criação e apresentação de obras multimídias é o VISIO.Lab, que conta com a parceria do laboratório LabDebug (http://labdebug.net), apoiado pela UFBA.

Já o
Dorkbot, (http://dorkbot.org), apresenta trabalhos voltados à experimentação tecnológica e gambiarra eletrônica ou, curiosamente falando: "gente que faz coisas estranhas com eletricidade". É uma conhecida rede mundial com eventos regulares em países como USA, Canadá, China, Alemanha e Espanha, e, a cada edição é feita uma convocatória para artistas das linguagens eletrônicas mostrarem o que estão produzindo.

VISIOpontinho - A garotada também tem espaço garantido dentro desta programação. Trata-se do VISIOpontinho, onde acontecem oficinas e mini-canetarium, coordenado pela artistas Juliana Bestetti e Flávia Bomfim, com o objetivo de estimular a criação num ambiente de convívio direto com obras e processos artísticos maturados.

Contatos:
Mônica Santana (Assessoria de Imprensa) – 9118-5501