Art Toy é coisa séria

 O TOY CENTRO reúne representantes da Art Toy no Brasil e de outros países a fim de promover intercâmbios, mostras, divulgações, formatando um bom acervo para pesquisas e referências sobre o tema, além de estimular a sua difusão com uma produção cada vez mais significativa.


Este coletivo virtual propõe ainda a parceria entre artistas, galerias, imprensa, instituições diversas e público, promovendo suas ações, idéias e ideais como por exemplo a invasão e transformação do mundo por dolls, toys e fantasias verdadeiramente artísticas!


A Toy Art surgiu em 1994 no Japão por Keiko Miyata, artista plástica e designer que começou a criar bonecos em uma fábrica de brinquedos em Tóquio. Logo ela uniu sua arte a objetos de desejo criando uma febre se espalhou rapidamente pelo mundo: bonecos desenhados para gente grande colecionar.


Sobre o movimento, Andrea May (aka Happy Downlady), organizadora deste coletivo e uma das pioneiras no Brasil, opina: "Trata-se de mais um suporte para expressão artística. A idéia é desenvolvida para se materializar em forma de brinquedo, onde, ironicamente ele perde sua funcionalidade e ganha um conceito, um valor".

by Eva Funderburgh
by William Ferreira