Atelier Coletivo realiza mostra fotográfica e lança cd virtual

As edições presenciais do VISIO. têm patrocínio da VIVO, operadora de telefonia móvel e internet, por meio do Programa Vivo Arte.Mov, e pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura. A cada edição, o público poderá interagir com a estética visual e conhecerá o resultado das ações colaborativas desenvolvidas em rede pelo uso das mídias digitais, através das mostras de produções de audiovisuais, laboratórios de criação com softwares livres etc.
O Programa Vivo Arte.Mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada “cultura da mobilidade”, estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e mídias locativas.
São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov - Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero. Suas atividades acontecem em várias cidades do Brasil, valorizando a diversidade cultural brasileira e suas especificidades.
Tendo também como parceiros o Goethe-Institut (ICBA) e o Labdebug (UFBA), o Atelier Coletivo VISIO. está chegando ao seu quinto encontro presencial no dia 17 de março, a partir das 14h, no Pátio do ICBA, nele a fotografia será o mote da galeria temporária reunindo representantes como Alba Vasconcelos, Caroline Paternostro, Shirley Stoltz , Valéria Simões, Clarice Machado, Solange Valladão, dentre outros. Nesta mostra, serão apresentadas diferentes técnicas, temáticas e poéticas dos fotógrafos que participam do evento. Também na programação, totalmente gratuita, haverá a oficina de Fanzine, voltada para crianças e adolescentes, além do espaço interativo do Canetarium, onde a liberdade de criação é sempre um convite irresistível a todas as idades. O público também poderá conferir os resultados do VISIO.LAB, laboratório de experiementação artística e audiovisual bem como a mostra de vídeos e o DORKBOT (mostra de coisas estranhas com eletricidade).
Neste mesmo dia será disponibilizado gratuitamente para download o Cd Músicavisual. Este produto, sem fins comerciais, integra o braço sonoro do VISIO. e surgiu da experiência da ambientação sonora realizada durante as edições-piloto do Atelier Coletivo em 2010. Reunindo 08 trilhas inéditas, produzidas informalmente em homestudio pelo músico Juninho Costa aka Junix conta ainda com as participações de Chico Correa (PB), Júlia Says (PE), João Meirelles (BA), Cláudio Manoel aka Angelis Sanctus (BA), Edbrass (BA), Mangaio (BA), Riffs (BA) e Boeing (BA). 
 
Seguindo o princípio da criação colaborativa que permeia as obras visuais e processos criativos construídos dentro do referido projeto, o cd traz faixas inicialmente criadas por Junix, que foram partilhadas com os colaboradores, ganhando novas interferências e rumos. Com influências diretas da música eletrônica, game music, avant gard, instrumental e africana, o Músicavisual também contou com a finalização do produtor andré t na mixagem e masterização. Vale ressaltar que as parcerias se deram de forma completamente virtual e esse caráter de rede vai se repetir na forma de distribuição do produto através do http://visioponto.blogspot.com

"A música e as diversas visualidades estão cada vez mais imbricadas. Não de hoje, porque o termo grego mousiké já trazia o conceito de espetáculo de caráter multimídia, envolvendo áudio e todas as formas de representação visual, na época. Mas hoje - com a interconexão entre as linguagens, facilitadas pelas tecnologias do digital - a música tem dialogado com as imagens, com uma naturalidade, digamos, orgânica” afirma o pesquisador de música eletrônica Cláudio Manoel aka DJ Angelis Sanctus.

Pauliño Nunes, do coletivo pernambucano Júlia Says, revela “Resolvemos utilizar um processo de sobreposição de camadas e texturas, mas tudo de forma espontânea, criando pequenos sons aqui e ali, que quando juntos interferem totalmente na música como um todo, algo bem como microoganismo vivos. Utilizamos percussões e sintetizadores virtuais e guitarras, para criar essas camadas e o resultado ficou bem interessante, tornando possível a cada audição a descoberta de novos detalhes na faixa”. Para o músico, o processo lembrou a mistura de cores numa paleta. 


Capa – O grande mote deste lançamento foi criar um link direto com as artes visuais e para isso foi realizada um chamada pública para designers, ilustradores, fotógrafos, que enviaram propostas de capas que foram votadas pelo público, através da fan page do Atelier Coletivo VISIO. no Facebook (http://www.facebook.com/visioponto). A votação foi concluida no último dia 10 de março, com ótima repercussão, totalizando 6.383 votos distribuidos entre as 23 artes inscritas que estarão expostas nesta edição do ICBA, incluindo a vencedora da autoria dos jovens ilustradores Tati Piment e Tiago Pi.

Serviço:
O que: VISIO. – edição MARÇO 2012
Quando: 17 de março, a partir das 14h.
Onde: Pátio do ICBA (Av. Sete de Setembro, Vitória)
Entrada Franca.