VISIO. realiza último encontro no Goethe-Institut (ICBA)

Após cinco eventos, reunindo aproximadamente 300 participantes entre artistasbaianos e estrangeiros, em ações colaborativas virtuais e presenciais, o Atelier Coletivo VISIO. chega a sua última etapa, no sábado 28 de abril, a partir das 14h com entrada franca. O projeto Atelier Coletivo VISIO. vem acontecendo mensalmente desde novembro de 2011, tendo como patrocinador a Vivo, operadora de telefonia móvel e internet, por meio do Programa Vivo Arte.Mov, e pelo Governo do Estado da Bahia, através da lei de incentivo Fazcultura.

O Programa Vivo Arte.Mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada “cultura da mobilidade”, estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e mídias locativas.
 São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov - Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero. Suas atividades acontecem em várias cidades do Brasil, valorizando a diversidade cultural brasileira e suas especificidades."

Neste dia, o público poderá conferir a mostra temática “Auto-Retratos”, reunindo trabalhos em técnicas diversas de artistas locais e ainda da França, Uruguay e Argentina. Além da exposição, o público poderá participar das oficinas de Led Art para criação de origamis iluminados (uma parceria com o Labdebug/ UFBA) e de Cerâmica com utilização do torno. Também será possível conferir a Mostra de Videoclipes do Recôncavo da Bahia, com trabalhos produzidos por alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB.

No sound design, o convidado especial deste encerramento é o jovem músico João Meirelles fará o dj set seguindo o princípio da criação de uma ambientação sonora em diálogo com as obras visuais. E, fechando a programação da noite, o projeto Dorkbot SSA (Pessoas que fazem coisas estranhas com eletricidade), apresentará obras de Jarbas Jácome,Vj Pixel e também videos de Lucas Bambozzi, Caetano Dias do Grupo Elétrico de Ciberdança da UFBA.

Balanço  Como saldo desses cinco meses de atividades o Atelier Coletivo VISIO. além de oferecer um espaço de intercâmbio para artistas das linguagens visuais incluindo network, promoveu várias exposições temporárias, “live performances” em pintura e desenho, oficinas diversas incluindo Webdocumentário para crianças e adolescentes que agora tem estes registros disponibilizados no canal de video do referido projeto.

A arte eletrônica também foi o ponto alto desta temporada VISIO., abrigando criações laboratoriais,  impulsionando a divulgação desta linguagem mais contemporânea e pouco difundida em Salvador. Podemos citar aqui os trabalhos como experimentações artísticas com Arduino, Live Code e Digital Live Painting.

Um outro destaque foi o lançamento do cd Músicavisual, elaborado colaborativamente por Junix e oito DJs/ produtores do Nordeste. O resultado final está disponível para download gratutito no http://visioponto.blogspot.com.br/

Para a criadora e curadora do Atelier Coletivo, Andrea May, “as conquistas foram diversas e bastante significativas, principalmente na questão da visibilidade que o projeto ganhou, pois com o suporte do Programa VIVO ARTE.MOV junto ao FAZCULTURA tivemos condições de melhor estruturá-lo tanto na logística quanto na divulgação”. Com isso, mais frutos estão sendo colhidos, a exemplo da consolidação da parceria com o Festival Internacional VIVADANÇA e, em breve, a realização de uma exposição inédita na Galeria do ACBEU.