Edital | Salões de Artes Visuais da Bahia



Na próxima terça-feira, 24 de abril, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), marca o lançamento do edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012 em evento no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). A partir das 18 horas, gestores da FUNCEB receberão o público interessado para apresentar o certame, que, nesta edição, comemora os 20 anos dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia. Na ocasião, serão expostas imagens das obras que compuseram os Salões do ano passado. A entrada é gratuita e o convite à participação se volta a toda a comunidade cultural da Bahia.

Eventos semelhantes ocorrerão também nas três cidades que vão sediar as exposições dos Salões de Artes Visuais da Bahia este ano: Juazeiro, que recebe os gestores da FUNCEB no dia 26 de abril (quinta-feira), às 19 horas, no Centro de Cultura João Gilberto; Jequié, que reunirá os interessados em 2 de maio (quarta-feira), às 19 horas, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães; e Irecê, que participará do lançamento em 3 de maio (quinta-feira), às 19 horas, no Auditório Espaço UFBA.

As inscrições para o edital Salões de Artes Visuais da Bahia 2012 estão abertas até o dia 25 de maio. O projeto visa a apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. A minuta do edital, bem como seus anexos, está disponível nos sites da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br) e da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).
Nestes encontros de lançamento simbólico, serão expostas as novidades que o projeto traz nesta edição – entre elas, está, inclusive, o fato de que o MAM-BA abrigará uma edição especial dos Salões, entre março e abril de 2013, com as obras premiadas e as menções honrosas indicadas em 2012, fortalecendo a divulgação e a difusão do trabalho dos participantes.
Em diálogo com participantes dos Salões de 2011, que fizeram sugestões para aprimorar a iniciativa, a FUNCEB instituiu modificações no sentido de atualizar, ampliar e buscar maior relevância quanto aos resultados da iniciativa. Com o novo nome de Salões de Artes Visuais da Bahia, o projeto assume sua representação múltipla e contemporânea, que extrapola referências e características regionais.

Os prêmios concedidos são agora igualitários, no valor de R$ 7 mil cada; foi criado o Prêmio do Público, que será resultante de votação direta dos visitantes de cada exposição; e foi incluída a modalidade de intervenção urbana entre as manifestações artísticas contempladas pelo edital. Além disso, as comissões de seleção e de premiação terão, entre seus membros, um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana, ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais e ainda contribuindo para divulgar as Artes Visuais da Bahia junto a curadores e críticos de arte brasileiros.
Para completar, pela primeira vez será realizado um Salão em uma cidade que não possui centro de cultura da SecultBA. Até 2011, as mostras eram sempre feitas nos espaços culturais vinculados ao Estado, restringindo sua circulação em municípios contemplados com a existência destes centros. Neste sentido, em parceria com a Prefeitura Municipal, Irecê sediará uma das exposições de 2012.

Mais infos: