O Circuito das Artes em Salvador


A quinta edição do Circuito das Artes vai reunir cerca de 120 artistas visuais em dez espaços de Salvador - galerias e museus - com o objetivo de promover as artes visuais e divulgar a produção de artistas baianos, renomados e iniciantes.

De 19 de maio a 3 de junho, os artistas vão expor suas obras em pequenos formatos - pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, cerâmica, fotografia, grafite em suporte móvel e infoarte - no Museu Carlos Costa Pinto, Goethe-Institut (ICBA), Aliança Francesa, Instituto Cervantes, MAB, Galeria Canizares (EBA), Galeria do Conselho, Galeria ACBEU, Palacete das Artes e SaladeArte do Museu. Nesta edição, o Circuito conta com a curadoria de Alejandra Muñoz e Vauluizo Bezerra e coordenação geral de Eneida Sanches. 
Em todas as instituições participantes, haverá um monitor para recepcionar os visitantes e falar sobre os trabalhos expostos e seus autores. Nomes como Eckenberger, Maria Adair, Fael 1º, David Glat e Guache Marques vão expor sua arte no Circuito. 

Além de divulgar as artes visuais e representar um mapeamento significativo do que é produzido pelos artistas baianos na atualidade, o Circuito das Artes dá oportunidade de jovens talentos exporem junto com artistas consagrados. O Circuito segue as novas tendências e promete inserir Salvador no contexto atual em que um museu deixa de ser apenas acervo para funcionar também como espaço de acontecimentos, comprometido com a realidade local e om o desenvolvimento de talentos diversos, como acontece em outras metrópoles no país e no exterior.

O Circuito das Artes assume um importante papel na formação de público e tem também a proposta de desmitificar a ideia de que arte é cara e inacessível. As obras expostas no Circuito vão poder ser adquiridas a preços acessíveis.  "Muita gente não visita galerias, pois acha que arte é sempre cara e inacessível", reflete Eneida Sanches, coordenadora do Circuito.
No Circuito, museus e galerias importantes da cidade se unem para convidar o público a conhecer a arte baiana. "A proposta é mostrar à população o que vem sendo feito pelos artistas locais, estimular a produção artística, reunir linguagens artísticas diversas e mostrar que a arte é acessível", destaca Eneida Sanches.


Programação completta no site: http://www.circuitodasartes.com