VISIO. 2012


O Atelier Coletivo VISIO. segue agora sua trajetória como um dos Projetos Calendarizados do Fundo de Cultura da Bahia em 2012 e já no próximo dia 26 de maio, sábado, o encontro acontecerá presencialmente no espaço da Sala de Arte da UFBA, no Vale do Canela, com entrada franca, das 14h às 20h.
 
Para quem não conhece o projeto, vem acontecendo com regularidade desde 2010 e seus principais objetivos são: criar um ambiente em rede de fomento à criação coletiva; promover encontros produtivos entre artistas e público para fortalecer a cena e a ampliação das ferramentas, a exemplo da utilização de tecnologia.

Tendo agora apoio financeiro do Fundo de Cultura/ Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda – Governo do Estado da Bahia e apoio institucional do Circuito de Cinema Saladearte e PAC (Pavilhão de Aulas do Canela), além da mudança de endereço, deixando o espaço do ICBA, onde foi promovido durante as últimas seis edições, outra novidade desta edição 2012 é o reforço na curadoria do projeto, que passa a contar também com a arquiteta, mestre em Desenho Urbano, doutoranda em Urbanismo e professora de História da Arte da Escola de Belas Artes, Alejandra Muñoz.
Em maio, a mostra  terá foco na tridimensionalidade, destacando seus pontos de  intersecção com o ambiente urbano e artístico, tendo como artistas convidados Vauluizo Bezerra, Vinicius S.A., Marcius Kaoru, Tuti Minervino, Adriana Araújo, Josemar Antonio, Marcelo Scrup e Davi Bernardo. Ressaltando que as obras estarão expostas apenas durante este dia.

“Na próxima edição propus privilegiar obras tridimensionais que trazem entendimentos diversos além da escultura tradicional e do pedestal". Segundo a curadora, a proposta dos encontros futuros do Atelier não partem de um conceito único, mas essencialmente da experimentação. “Talvez seja tudo apenas pretexto para fruir arte, reencontrar artistas e compartir um sábado de modo mais instigante que as perspectivas massificadas do consumo ou na imobilidade do sofá na frente da tv” acrescenta a artista.

Para Marcelo Sá, sócio diretor do Circuito Saladearte, “o projeto VISIO. é importantíssimo para o nosso cenário artístico. Além de dialogar com o momento das artes no mundo, dá aos artistas de hoje espaço e contexto. Projeto de excelência que possibilita abrir colocar artista e espectador frente a frente, possibilitando diálogos e intimidade com novas linguagens”. Segundo ele, “a Saladearte se sente parceira total e por isso recebe o projeto certo de que este é transformador e necessário”.

Programação - A programação inclui ainda o espaço VISIO.Lab, sob coordenação de Karla Brunet, apresentando audiovisuais e projetos de arte e tecnologia. Na mostra de audivisuais, será exibido o vídeo “Agosto”, com direção de Wallace Nogueira. Também integra o evento a Mostra Internacional do Dorkbot, este tem por objetivo principal criar um ambiente informal onde as pessoas falam sobre processo de trabalhos e fomentar discussões sobre suas obras com eletricidade.

Também haverá pintura ao vivo com utilização de técnicas variadas por Gabriela Piñeiro (colagem), Lila Cruz (canetão permanente), Markuza (graffiti), Flávia Bomfim (carimbo artesanal), Thais Mota (técnica mista), André Luiz Souza (desenho), Camila Schindler (acrílica), Gabriel Bob (stencil) e o espaço aberto para desenho livre no Canetarium.

Mudanças também na ambientação sonora do evento, coordenada pelo sound designer Junix, contará com a participação especial de artistas visuais que assumirão o posto de djs enquanto acontecem ações imagéticas. Sábado será a vez do videomaker Flávio Lopes e do VJ Gabiru no comando das projeções.
"MÚSICAVISUAL é uma extensão do Atelier Coletivo VISIO. que abre um diálogo, ao vivo, entre as Artes Visuais, a música e o público. 
Diferentemente dos encontros anteriores onde contamos com um cast de djs e músicos, hoje, com o objetivo maior de proporcionar plena sintonia com a criação instantânea, convidamos para estas novas edições 2012 os próprios artistas e suas idéias músicais para compor este ambiente.” complementa Juninho Costa aka Junix.


Outra realização é o projeto criação em rede – COLLAB expondo o resultado final e processo do PICNIC virtual  que contou com artistas locais, do Rio de Janeiro e de Córdoba, Argentina.
O veículo oficial de comunicação com o VISIO. é seu blog (http://visioponto.blogspot.com), que atua como central de informações atualizadas diariamente com divulgação e registro das atividades realizadas; convites para chamadas públicas; fomentando ainda a colaboratividade de artistas de várias partes do Brasil e fora dele, a exemplo dos cabeçalhos artísticos semanais. 
.
Acompanhe as novidades nos outros canais virtuais do projeto:



Contato com Imprensa: Mônica Santana – 9118-5501/8331-5324