Press Release VISIO. Junho

VISIO. 2012 encerra temporada na Saladearte com mostra coletiva dedicada ao corpo

Atelier Coletivo reunirá obras e ações performáticas com foco no corpo e suas possibilidades no próximo sábado, dia 09.


O Atelier Coletivo VISIO. encerra sua temporada de encontros colaborativos e mostras temporárias no dia 9 de junho, no espaço externo da Saladearte da UFBA, no Pavilhão de Aulas do Canela, na UFBA com entrada franca. Nesta edição, a curadoria do atelier coletivo decidiu privilegiar o Corpo, como eixo temático das obras selecionadas para a Mostra Visões do Corpo. Assim, as diferentes técnicas e vertentes visuais estarão em exposição, numa verdadeira vitrine do que pode o corpo expressivo e como elemento artístico. A mostra colaborativa trará também os resultados da semana de criação colaborativa no projeto COLLAB, que tem como tema a utilização da tipografia artística.
VISIO. 2012 integra o cronograma dos Projetos Calendarizados do Fundo de Cultura da Bahia através da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda – Governo do Estado da Bahia. O projeto também conta com parceria instituconal com o Circuito Saladearte e PAC.

"O tema do corpo é um dos mais comuns na historia da arte ocidental, desde o clássico estudo de nu acadêmico às poéticas atuais que conjugam recursos e questões de artes cênicas e performáticas com repertórios específicos das artes plásticas e visuais" explica a pesquisadora e professora da Escola de Belas Artes, Alejandra Muñoz, curadora do VISIO. 2012 ao lado de Andrea May, fundadora do projeto. Na edição Junho, a proposta é reunir uma série de artistas que trabalham o assunto desde várias técnicas e linguagens, com a novidade de reproduzir na Saladearte da UFBA um atelier de desenho de observação com modelo vivo, prática sempre restrita aos estudos fechados dos artistas ou das escolas de arte. "Considerando o espaço público institucional do pórtico do PAC/UFBA e o acesso livre, inclusive para crianças, nosso(a) modelo estará vestido(a).” Também teremos uma segunda edição do “Exquisite Corpse”,  fundamentado na antiga técnica de arte coletiva dos surrealistas que pode ser traduzida como "cadáver raro" e que consiste na divertida criação de corpos ilógicos. Como sempre, as atividades de criação são abertas a todo público e de livre participação.

Dando segmento ao novo conceito, a ambientação sonora do evento contará com a participação especial de artistas visuais que assumirão o posto de djs enquanto acontecem ações imagéticas. Sábado será a vez de Markuza (artista urbano), Munch (fototógrafo e dj) e da VJ  Esquizomachine no comando das projeções.
"MÚSICAVISUAL é uma extensão do Atelier Coletivo VISIO. que abre um diálogo, ao vivo, entre as Artes Visuais, a música e o público. Diferentemente dos encontros anteriores onde contamos com um cast de djs e músicos, hoje, com o objetivo maior de proporcionar plena sintonia com a criação instantânea, convidamos para estas novas edições 2012 os próprios artistas e suas idéias músicais para compor este ambiente.” complementa Juninho Costa aka Junix.

A programação também contará com o Dorkbot SSA, sob coordenação de Karla Brunet, reunindo criações inusitadas com eletricidade, além da mostra de vídeos, com obras de Daniel Lisboa, Odisseu Carvão e do Elétrico – Grupo de Pesquisa em Ciberdança/ Ufba (+ performance). O público também poderá conferir o live paint dos artistas Fabio Sampaio, Lucas Sanper, Lígia Aguiar, Otávio Martins, Iuri Nogueira, Nely Oliveira, Duardo e Rebeca Matta.



PROGRAMAÇÃO:

MOSTRA “VISÕES DO CORPO”

VISIO.Lab:
DORKBOT + mostra audiovisual:
Video “Dummies”(2009) de Daniel Lisboa
Video “Danza Aerea” (2011) de Odisseu Carvão
videos do Elétrico – Grupo de Pesquisa em Ciberdança/ Ufba (+ performance)

MÚSICAVISUAL:
14h/17h – Dj set com Markuza
17h/20h – DJ Munch + VJ Esquizomachine

CANETARIUM especial:
15h/17h – Sessão de desenho com modelo vivo
17h/19h - Exquisite Corpse (2a edição)

LIVE PAINT:
Fabio Sampaio
Lucas Sanper
Lígia Aguiar
Otávio Martins
Iuri Nogueira
Nely O.
Duardo
Rebeca Matta

COLLAB:
TIPOS - Alan Alves (BA), Deiverson Ribeiro (PE/ Buenos Aires), Fábio Gava (SP) , Marília Palmeira (BA/ RJ)
PICNIC - Bebel Franco (RJ) - Flavia Bomfim (BA) - Gabriel Bob (BA) - Miriam Brugmann (ARGENTINA) - Ramon Gonçalves (BA)