Intersecciones | exposição


De 27 de julho a 10 de agosto a mostra Intersecciones da artista Claudia Joskowicz será exibida na Galeria ACBEU. A exposição é composta de vídeo instalações inéditas nas quais explicita a vida cotidiana e feitos históricos que ressoam na memória coletiva dos habitantes de La paz e El Alto tendo como fundo a paisagem urbana dessas cidades.

Como em trabalhos anteriores, a artista adota elementos básicos da linguagem cinematográfica clássica como o tema das reencenações, mote comum do cinema mudo. A artista compõe seus filmes explorando apenas um movimento de câmera, como o zoom ou o travelling, deslocando a câmera por uma cena quase inerte. Desprovidos de ações explícitas, o tempo dos vídeos engendra um desenvolvimento das narrativas.

O primeiro vídeo "Cada Edificio de la Avenida Alfonso Ugarte- Después de Ruscha" faz analogia ao livro do pintor americano Edward Ruscha Every Building on the Sunset Strip (1966) e registra o cotidiano da avenida Alfonso Ugarte uma das principais ruas públicas de El Alto (cidade satélite da capital boliviana La Paz). El Alto, um dos maiores centros urbanos e que mais cresce na Bolívia é também um dos principais locais onde ocorreram violentos protestos relacionados ao conflito do gás boliviano em outubro de 2003. Nesse registro a artista justapõe o mundano, o ritual e o conflito social em meio a cena dos confrontos vividos pela população naquele período.

O video "Simpatía Por el Diablo" pode ser entendido como uma reflexão sobre o espaço e sua influência na dimensão social humana e utiliza-se metaforicamente da cena da montanha de Illimani vista do bairro de Sopocachi para contar uma anedota da vida real ocorrida no final dos anos setenta na Bolívia. Em um prédio num subúrbio rico da cidade de La Paz, o encontro diário entre um judeu polonês refugiado no país
durante a Segunda Guerra Mundial e seu vizinho de cima, o ex-nazista Klaus Barbie, que vivia sob falsa identidade para escapar das autoridades locais. Ambos viveram como vizinhos no exílio, vidas paralelas como emigrantes europeus na Bolívia e mutuamente conscientes da presença um do outro no edifício encontrando-se diariamente.

Currírrulo
Claudia Joskowicz, Bolívia - a artista tem título de mestrado em Artes Plásticas pela New York University, vive e trabalha em Nova York E.U.A. e Santa Cruz, Bolívia. Atualmente cumpre residência no Instituto Sacatar da Bahia, no Brasil e dentre os prêmios recentes a artista ganhou bolsa em filme / vídeo da Fundação Guggenheim (2011) e no festival Videobrasil (2012). Dentre outros, bolsa de estudo Fulbright, da Associação de Artes hispânicas de Nova York, Vermont Studio Center, prêmio concedido pelo Urban Artists Initiative em Nova York e o grande prêmio no Concurso de Fotografia Digital concedido pela Fundação Simon I, Patiño, em Cochabamba, Bolívia. Foi artista residente no programa WorkSpace patrocinado pela Lower Manhattan Cultural Council (CMTT) e o programa AIM patrocinado pelo Bronx Museum of the Arts, em Nova York. 



Serviço

Onde: Galeria ACBEU – Av. Sete de setembro 1883 - Salvador
Funcionamento: Segunda a Sexta 14h às 20h e Sábado 16h às 20h
Quanto: Entrada franca
Realização: ACBEU
E-mail: galeria.acbeu@gmail.com
Site: www.acbeubahia.org.br
Tel.: 3444 4411