Anemic Cinema


 Anemic Cinema é um filme dadaísta, mudo e experimental, dirigido pelo artista plástico Marcel Duchamp em 1926, com ajuda de Man Ray, Marc Allegret e Calvin Tomkins. Duchamp põe em movimento circunferências rotatórias, nas quais desenhou linhas e círculos concêntricos e excêntricos. Ao girarem, provocam no espectador um efeito hipnótico. Com ênfase nos valores rítmicos e estéticos e desprezo pelas estruturas narrativas convencionais, Duchamp e outros representantes da vanguarda cinematográfica francesa dos anos 20 buscavam um "cinema absoluto", ou "cinema puro". Mas o resultado não agradou ao próprio artista, e esta foi sua única incursão na direção.

Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em Blainville, França, a 28 de julho de 1887, e morreu em Nova York, EUA, em 2 de outubro de 1968. Irmão do pintor Jacques Villon (Gastón Duchamp) e do escultor Raymond Duchamp-Villon. Freqüentou em Paris a Academie Julian, onde pinta quadros impressionistas, segundo ele, "só para ver como eles faziam isso".

Em 1911-1912 suas obras "O rei e a rainha cercados de nus" e "Nu descendo uma escada" estão na confluência entre o Cubismo e o Futurismo. São quadros simultaneistas, análises do espaço e do movimento. Mas já se destacam pelos títulos, que Duchamp pretende incorporar ao espaço mental da obra.

Entre 1913-1915 elabora os "ready-made", isto é, objetos encontrados já prontos, às vezes acrescentando detalhes, outras vezes atribuindo-lhes títulos arbitrários. O caso mais célebre é o de "Fonte", urinol de louça enviado a uma exposição em Nova York e recusado pelo comitê de seleção. Os títulos são sugestivos ou irônicos, como "Um ruído secreto" ou "Farmácia". Detalhe acrescentado em um "ready-made" célebre: uma reprodução da Gioconda, de Leonardo da Vinci, com barbicha e bigodes.