CRIATIVOS DISSONANTES

CRIATIVOS DISSONANTES PROPÕE NOVOS OLHARES SOBRE DESIGN, ARTE E MODA EM SALVADOR
Apresentar aos profissionais baianos a importância de novos olhares e experiências em um mundo que valoriza cada vez mais a imaterialidade. É esse o grande mote do projeto Criativos Dissonantes, que realiza em Salvador, de forma inédita, cinco laboratórios com profissionais reconhecidos no campo da criação nacional, advindos de diversas áreas de conhecimento, mas todos com um método próprio que fez de suas carreiras cases de sucesso: Agus Commas, Karlla Girotto, Fabrício da Costa, Susy Okamoto e Julia Valle.  "A intenção de trazê-los a Salvador vem do desejo de criar na cidade uma ambiência de discussão e oportunidades, de forma gratuita, para os atuantes neste mercado crescente, embora pouco mensurado, que é o dos setores criativos", explica o designer, diretor teatral e estilista Tarcisio Almeida, que, junto ao administrador e produtor cultural Vitor Barreto e à designer, cool hunter e gestora criativa Thaís Muniz, concebeu o projeto – contemplado pelo edital No 01/2012 – Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Voltado para os princípios do design, o Criativos Dissonantes busca pensar esse campo para além do desenvolvimento de produtos e marcas, mas como ferramenta essencial na formulação de estratégias criativas, seja pela pesquisa de novas tendências ou pela ressignificação simbólica de materiais, só para citar alguns exemplos. "Mais do que pensar objetivamente o presente, o projeto busca idealizar futuros possíveis, caracterizando o design como uma  área que olha para espaços que ainda não foram ocupados", explica Thaís Muniz. Complementarmente, o Criativos Dissonantes tem a proposta de contribuir com novas perspectivas para o profissional criativo contemporâneo, ampliando suas visões de mercado através da observação e da apropriação de métodos autorais, diferenciados e bem sucedidos.
Dentro dessa proposta, serão realizados no Centro Técnico do Teatro Castro Alves, entre 19 de outubro e 07 de dezembro, cinco laboratórios criativos com 16h de duração cada um.  De forma complementar, estará disponível durante todo o período uma plataforma virtual na qual os orientadores de cada atividade postarão referências e indicarão conteúdos que contribuam para o aprendizado dos participantes. Ao final do projeto, uma revista/módulo virtual, com textos e imagens dos cursos, também será publicada no site do Criativos Dissonantes <www.criativosdissonantes.com>.
 
ECONOMIA CRIATIVA
Em inúmeros países de diversos continentes - como a Austrália, a Turquia, a China - a criatividade vem sendo apoiada por políticas públicas e é tratada como o insumo, por excelência, da inovação. Essa nova economia vem crescendo em todo o mundo graças à sociedade do conhecimento e às novas tecnologias, e reflete a dimensão simbólica da produção humana, perpassando das artes circenses ao conteúdo dos games e possibilitando a construção de novas solidariedades, éticas e estéticas. No Brasil, a valorização dos setores criativos ainda é recente e é nesse contexto que o projeto Criativos Dissonantes busca  trazer a Salvador, através dos seus laboratórios, algumas experiências bem sucedidas do território nacional. Pretende-se com isso criar uma ambiência de formação, discussão e troca de experiências entre profissionais que trabalham nos segmentos criativos a partir da interlocução do design com a moda, as artes visuais, a cenografia, o figurino, entre outras linguagens.

LABORATÓRIOS
Abrindo a programação, nos dias 19 e 20 de outubro, está o laboratório com Agus Comas, que apresenta a metodologia IN.USE, fruto do questionamento para a grande quantidade de “lixo” que é produzido a cada temporada pelas marcas de moda, com peças que não são vendidas. Através da desconstrução dessas peças antigas, a partir de técnicas de modelagem, o processo IN.USE prevê a criação de experimentos criativos para se chegar em novas tipologias de vestuário. Depois, é a vez de Karlla Girotto propor uma discussão sobre como acontecimentos sociais, econômicos e políticos são pontos de partida para decisões criativas pautadas em noções reais, desconstruindo os tradicionais feelings abstratos. Na sequência, a artista visual e professora Suzy Okamoto explorará, nos dias 9 e 10 de novembro, exercícios e experiências criativas que tangenciam a moda e as artes visuais, a partir do estudo de artistas contemporâneos cuja linguagem se aproxima da moda, bem como de designers de moda que utilizam recursos das artes contemporâneas. Integrante da agência criativa OESTUDIO, Fabrício da Costa é o quarto orientador, oferecendo nos dias 23 e 24 de novembro um laboratório focado em processos que permitem a construção coletiva de projetos e ideias, privilegiando a interação e a investigação de casos. Por fim, encerrando as atividades, Julia Valle apresenta o Generator, um deformador digital de modelagens planas criado por ela em parceria com Luis Castilho, que tem como proposta uma nova forma de criar e construir artefatos.

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
Cada laboratório terá uma seleção independente. Os interessados que se dirigirem ao site do projeto <www.coletivosdissonantes.com>, deverão preencher uma ficha e a anexar seu currículo/portfólio, além de escrever uma carta-intenção de até 500 caracteres. A seleção deverá seguir como parâmetros a escolha de profissionais de áreas variadas, tendo como critérios a compatibilidade do participante com o conteúdo do laboratório e a coerência na justificativa de seu interesse em participar da atividade. As inscrições para cada laboratório se iniciam em 08 de outubro e finalizam sempre no domingo anterior à sua realização.