ORILUMI para VISIOpontos

Coletivo Repare apresenta durante o Festival de Artes Visuais:

ORILUMI - intervenção com origamis iluminados


Dia 30 de novembro, sexta-feira a partir das 19h. 
Entrada franca




Descritivo

Inspirada na arte de guerrilha, pretende-se a realização de uma instalação na árvore do Largo de Dinha, no Rio Vermelho, utilizando origamis iluminados com LED’s. Os origamis serão feitos em papel de cor, assim como os LED’s, trabalhando a harmonização de ambiente, corpo e mente através do conceito da cromoterapia. Associados, por cada cor, a valores e sentimentos, os origamis iluminados poderão ser levados pelo público presente. A ação será realizada na noite da sexta-feira, dia 30/11.

A ação, que consiste em iluminar com LED’s os origamis e distribuir em local público, visa, em primeiro lugar, produzir um efeito visual lúdico, através da união da cultura milenar dos origamis com a tecnologia da iluminação através de diodos emissores de luz (LED’s), alimentados por baterias de lítio.

O origami é a arte milenar japonesa de criar representações de animais, flores, objetos e seres (dragões e monstros, por exemplo) por meio da dobradura de papeis, e cujo aprendizado acontecia verbalmente. Feito até os dias atuais, o resultado dos origamis são figuras que, além de belas peças, representam uma forma peculiar de expressão e comunicação com o outro. Tanto a prática quanto a apreciação suscitam o exercício da mente e estimulam a criatividade por seu caráter lúdico.

Já a LED Art surge no século XX, na efervescência de experimentações da década de 70. A técnica, que utiliza diodos emissores de luz (LED’s) alimentados por baterias de lítio, vem sendo bastante utilizada na produção da arte urbana, assim como nas artes interativa e de guerrilha. Alguns LED’s (tipo rgb) mudam de cor em função da tensão aplicada, o que permite iluminar com cores diferentes e vivas.Ao unir essas duas técnicas, buscamos vincular arte e tecnologia, além de associar sentimentos e valores por meio dos origamis, trabalhados através dos conceitos de cromoterapia, para proporcionar efeito harmonizante ao público.

Durante a mostra, será produzido um vídeo do processo de confecção da instalação, assim como do momento da visitação, num dos dias da semana mais frequentados do Largo de Dinha, a sexta-feira.
A ação proposta surgiu anteriormente; foi realizada no formato de Oficina em uma edição presencial do Visio. de 2012, fruto da parceria com o Grupo Ecoarte (IHAC/UFBA).


Um teaser dessa experiência pode ser visto em vídeo no neste LINK.


Endereço:
Árvore situada no centro do Largo da Dinha, Rio Vermelho.