Água por Matilde Matos

A Editora Caramurê lança o novo livro da crítica de arte Matilde Matos, “Água, Reflexos na Arte da Bahia”, dia 6 de dezembro (quinta-feira) às 19h na EBEC Galeria de Arte, com realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e patrocínio da Cetrel.
Com 160 páginas e acabamento de luxo, o livro tem como tema principal a água e faz abordagem histórica da participação do elemento nas artes plásticas da Bahia, com uma diversificação de linguagens e interpretações. Nele Matilde Matos comenta a obra de 59 artistas, que mostram pinturas, fotografias, instalações e esculturas associadas a esta temática. No mesmo dia do lançamento será inaugurada uma exposição coletiva, aberta ao público, com reproduções das obras dos artistas apresentadas no livro, entre eles, Bel Borba, Carlos Bastos, Carybé, Chico Mazzoni, Dorival Caymmi, Daniella Stelle, Edison da Luz, Fernando Oberlaender, Floriano Teixeira, Jenner Augusto, Maria Adair, Mendonça Filho, Pancetti, Presciliano Silva, Sante Scaldaferri, Pierre Verger, Sérgio Rabinovitz e Valença. Os quadros serão reproduzidos em canvas e em papel a depender da técnica utilizada por cada um no trabalho original.
Segundo o artista e crítico Justino Marinho, que escreveu o texto da orelha do livro: “A crítica Matilde Matos enfrentou o desafio de contar neste livro o interesse que a água desperta nos artistas plásticos desde tempos imemoriais, quando um assunto, como este, estava longe de ocupar, na consciência das pessoas, as preocupações dos dias de hoje e, muito menos, estava entre os motivos oficiais”.
Em 2010, também instigada pelo artista Fernando Oberlaender, Matilde Matos lançou o livro 50 Anos de Arte na Bahia, numa linguagem coloquial mostrando seu testemunho em primeira mão dos acontecimentos que influenciaram a trajetória da arte baiana dos anos 50 aos 90 e o percurso dos que se destacaram em meio às mudanças que marcaram cada década.
Sobre o novo livro Matilde comentou: “A água e a vida na terra se ajustam, paralelas. Sensíveis e afinados aos múltiplos aspectos do atraente visual da água bem como do seu preponderante papel no nosso planeta, cinqüenta e nove artistas locais a enaltecem nos quadros e fotografias deste livro singular, com escolhidos trabalhos em que a água aparece, não só nas marinhas, paisagens, cascatas, rios, mas a água presente no dia a dia das pessoas a usá-la”.
Prestes a completar 35 anos, a Cetrel – Empresa de soluções ambientais para o setor industrial, patrocinadora do livro “Água, Reflexos na Arte da Bahia”, lança ainda este ano o Projeto Água Viva, um dos maiores do país no segmento de reuso de água industrial e ainda vai reduzir a demanda por recursos hídricos, antes extraídos do Rio Joanes. O projeto promoverá o reuso de água equivalente ao consumo de uma cidade com mais de 150 mil habitantes e economizará aproximadamente 4GWh/ano de energia elétrica, antes consumida nos processos tradicionais da Braskem e Cetrel. 
 



Editora Caramurê promove noite de autógrafos com autores

Tendo como foco a edição de autores baianos, a Caramurê Publicações vem se destacando no mercado editorial da Bahia pela qualidade de seus títulos e pelo time de autores que trabalha. Só este ano a editora já lançou: Memorial dos Corpos Sutis, de Aleilton Fonseca, Sonetos Elementais, de Florisvaldo Matos, a segunda edição de Caramujos Zumbis de Adelice Souza, Domingo na Praça, de Neide Cortizo , agora Água, Reflexos na Arte da Bahia e ainda lançará o livro Marcas da Cidade de Aleilton Fonseca, numa noite de autógrafos que contará com a participação de todos os autores publicados em 2012, na Livraria Saraiva do Shopping Barra no dia 13 de dezembro ás 19 horas.
A editora que aposta no mercado local, comemora os títulos de sucesso como: História do Petróleo na Bahia, de Cid Teixeira, Fernando Oberlaender e Daniel Rebouças, já esgotado, outro com a crítica Matilde Matos, “50 anos de Arte na Bahia”, que foi indicado pela Associação Brasileira de críticos de Arte à categoria de Melhor Livro do Ano de 2010 , Andrômeda e outros contos, de Ruy Espinheira Filho, e Gabriel e o Anjo da Bagunça que foram adotados por escolas da rede privada de Salvador. Quando questionado sobre o mercado de livros na Bahia o editor Fernando Oberlaender afirma: - “Precisamos vender livros de baianos para os baianos. Para isso é preciso encontrar nichos de mercado com o foco na regionalidade pois, na maioria das vezes, as grandes editoras do sul que tem muito mais espaço na mídia, não conseguem oferecer este diferencial”.


O que: Lançamento do livro “Água, Reflexos na Arte da Bahia” da crítica de arte Matilde Matos com exposição coletiva
Quando: Lançamento do livro e abertura da exposição 6 de dezembro às 19h
Visitação: 7 de dezembro a 30 de janeiro - segunda a sexta das 8h até às 19h
Onde: EBEC Galeria de Arte – Rua Amazonas, 746, Pituba (3240-4743)
Valor do livro:  R$100,00 (cem reais)
Entrada franca