Solo Pátrio Bahia Brasil

 
 Galeria ACBEU recebe na próxima quarta-feira, dia 5, exposição Solo Pátrio Bahia Brasil do artista plástico paulista Percival Tirapeli, traz vinte pinturas em diferentes formatos em acrílico sobre telas, as quais o artista vem desenvolvendo nos dois últimos anos. A mostra organiza-se em núcleos: Solo Pátrio - homenagem à Bahia, Solo Pátrio Brasil e Diagonais – homenagem a Mondrian.
Nos dois primeiros, os referenciais do artista são as bandeiras brasileira e baiana com suas formas geométricas desenhadas por Jean-Baptiste Debret sob o olhar de José Bonifácio de Andrada e Silva, ainda no início do Império, logo após a proclamação da Independência, e as bandeiras imperial e republicana da Bahia. Em pleno século XXI, Tirapeli decide apropriar-se das linhas geométricas e das cores para expandir o sentido do símbolo, pleno de possibilidades pictóricas.
Lembrando que na história da arte outros artistas fizeram releituras sobre os símbolos de soberania de uma nação, como Jasper Johns que interpretou a rigidez da bandeira norte americana até a exaustão nos tempos da pop art e Nassar que fez instalações com bandeiras dos municípios paraenses, a apropriação que o artista agora faz é no sentido colorístico, do trepidar das formas e do estranhamento do uso simbólico.
Em Solo Pátrio Bahia Brasil as linhas seguram a firmeza do valor simbólico proposto pelas regras da heráldica. As linhas retas, tal como pentagramas matemáticos sustentando a leveza da cor e a transparência da técnica aguada com acrílica no fundo compositivo, permitem às pinceladas largas com manchas transparentes multiplicarem-se ad infinitum na superfície do campo pictórico.
Já nas Diagonais - homenagem a Mondrian, o artista prefere a composição em diamante, o quadrado posto de forma diagonal, que foi desenvolvido pelo artista neoplasticista. Assim cria um estranhamento entre a rigidez visual que a tela em diagonal nos transmite, e ao mesmo tempo, que as linhas curvas e manchas tornam-se opostas à gramática neoplasticista, linhas perpendiculares e cores primárias, separadas por retas em preto.

Sobre o artista
Percival Tirapeli nasceu em Nhandeara, em São Paulo, em 1952. É professor titular no Instituto de Artes da UNESP, mestre e doutor pela Escola de Comunicação e Artes da USP, bacharel e licenciado em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É também professor na graduação, mestrado e doutorado na UNESP. Autor de 18 livros sobre arte brasileira e especialista no período barroco. Crítico de arte (ABCA–AICA), além de curador em diferentes museus, principalmente sobre arte barroca. Desde 1970 trabalha como artista plástico e participou de duas Bienais de São Paulo, exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Tem assim uma formação primorosa, tanto como teórico como prático em arte. Possui obras no acervo de importantes instituições como o MAC–SP, Pinacoteca do Estado–SP, Prefeitura de Santo André, Museu de Arte Contemporânea de Florianópolis (SC) e Museu de Arte Moderna de Brasília.

Serviço:
Onde: Galeria ACBEU
Abertura: 05 de dezembro, das 19h às 22h
Visitação: 06 a 22 de dezembro
Funcionamento: Segunda a Sexta, 14h às 20h e Sábado, 16h às 20h
Quanto: Entrada franca
Realização: ACBEU
Contato: 3444-4411