A ideia foi dividir a imagem em 3, sendo que a
foto de Carol seria a base da imagem, com apenas as mãos recortadas e o resto da
foto sai, para dar lugar a um fundo feito por Sandra, com muitas cores e
texturas, representando também o ritmo musical, usando a referencia de Kandinsky
dada por Bárbara. Vimos que a obra de Kandinsky recebeu influência direta da
música em suas criações e que suas pinturas foram as primeiras abstratas que
apareceram no mundo da Arte Moderna. Como nosso tema é música e intervenção
ambiental, Bárbara logo associou o movimento e o ritmo do abstrato deste
artista com o que Sandra poderia fazer no fundo. Carol andou
viajando na coisa da música, outra
associação foi feita por Bárbara com relação às mãos da sua foto, que parecem
estar querendo segurar algo que foge, quando são recortadas do contexto do show.
Assim, a idéia remete ao conceito de fuga na música clássica, sendo a mais
conhecida a ''Toccata e Fuga em Ré Menor " de Bach (coisa fina! rs). A música em
fuga remete mesmo a essa perseguição ritmada, e também à repetição, como
observamos nas pesquisas, pois é como se um instrumento perseguisse o outro na
música. Todas ouviram música enquanto faziam suas criações.
Este foi um pouco do processo criativo descrito por Bárbara Tércia (baiana em atual residência em Bangkok), Carol Garcia (em Salvador) e Sandra Suárez (na Espanha) artistas com as quais encerramos de forma deliciosamente sonora e visual as edições do COLLAB especial que firmou a parceria com o Projeto FUTURAMA e Circuito Motiva.
Felizes com o resultado geral nos despedimos até uma próxima edição!
Andrea May (curadora)
07/01/13