Novas doses da crítica de artes baiana

Está online um novo espaço de debate sobre as produções artísticas do estado. 

Através do Programa de Incentivo à Crítica de Artes, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lança o periódico Cítrica, que terá sua versão impressa distribuída gratuitamente, além de um blog (www.fundacaocultural.ba.gov.br/citrica), onde o PDF do jornal e conteúdos extras poderão ser acessados e comentados pelo público. Desenvolvida em processo colaborativo entre profissionais que cursaram a Oficina de Qualificação em Crítica, realizada no final de 2012, e a equipe da FUNCEB, a publicação reúne textos e ilustrações críticas, contribuições de convidados, entrevistas e outros materiais sobre a produção da crítica na Bahia.

Com previsão de quatro edições mensais financiadas pela FUNCEB, o Cítrica tem uma tiragem de 6.000 exemplares, parte dela encartada no Diário Oficial do Estado da Bahia. “A proposta é que esta iniciativa colabore para a abertura de novos espaços de difusão da crítica de artes na Bahia e que os envolvidos possam trabalhar para que o periódico se estruture como um projeto independente e autossustentável, tendo em vista o fortalecimento do campo da crítica no estado”, explica Alexandre Molina, diretor das Artes da FUNCEB.
Na edição de estreia, tem críticas dos participantes Marilda Santanna, discutindo a música brega e os padrões do que é “bom gosto”; Cadu Oliveira, falando do Abraçaço, novo disco de Caetano Veloso; Giovana Dantas, analisando a primeira exposição da artista visual Laura Vinci no Norte/Nordeste, montada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA); e Arlon Souza, tratando de , mais recente espetáculo do Bando de Teatro Olodum. Também há um texto do convidado Marcelo Rezende, atual diretor do MAM-BA, que participou como orientador da oficina e que outra vez discute: o que é a crítica?

Para completar, os leitores vão encontrar críticas ilustradas numa tirinha de Thomas, o Rato de Cinema, de Amanda Aouad e Ari Cabral, e numa charge de Santil. Eles enviaram voluntariamente seus trabalhos, atendendo a uma chamada da FUNCEB para garantir na publicação também o espaço de difusão da tradicional forma de questionar e criticar as realidades sociais através de ilustrações. Chargistas, quadrinistas, cartunistas e ilustradores interessados em divulgar seus trabalhos nas próximas edições do Cítrica podem enviar as imagens para o e-mail citrica.artes@funceb.ba.gov.br, explorando temas relacionados às artes. Da mesma forma, autores baianos de críticas que queiram publicar seus textos podem acessar o regulamento no blog, baixar o formulário padrão, preencher e enviar para o mesmo e-mail. A segunda edição do periódico recebe materiais até o próximo dia 3 de março.