Experimentações visuais e sonoras



A convite da Casa 12, espaço anexo ao Theatro XVIII, o Atelier Coletivo VISIO. realizará no próximo dia 16/03 uma intervenção artística temática com ênfase na estética do “ruído”.

Objetivando a desassociação do significado original deste termo como "sinal indesejado", artistas do audiovisual, designers, ilustradores, fotógrafos e músicos experimentais formam o núcleo que invadirá os andares do casarão situado no Pelourinho para apresentação de obras diversas das 17 às 21h com entrada franca.

A partir de experiências diárias percebemos ruídos das vibrações ambientais cuja origem pode ser natural como ondas do oceano, vento, e também dos antrópicas (tráfego, máquinas, sons urbanos). Vale ressaltar que tais vibrações podem ser perturbadoras para algumas pessoas e estimulantes para outras.

O ruído é comumente associado ao som porém também está presente nas imagens. No formato eletrônico é detectado através dos sensores que criam o ruído visual. Esta é apenas uma das referências assim como o processual que é usado para criar aparência natural de variação em imagens geradas por computador. Inventado por Ken Perlin em 1980 tem sido usado em aplicações gráficas para gerar texturas, formas, terrenos, e outras referências aparentemente orgânicas.
No áudio, é composto por vários gêneros sonoros que empregaram o ruído como um recurso musical. Ele inclui uma ampla variedade de estilos baseados em práticas criativas podendo caracterizar-se acusticamente ou eletronicamente sendo gerado por instrumentos tradicionais ou não convencionais. Pode ainda incorporar sons da máquina ao vivo, elementos processados, técnicas vocais manipuladas, gravações aleatórias e com utilização de distorção, feedback, etc. Também pode haver ênfase em níveis de volume elevados e longos contendo aspectos como improvisação, técnica estendida, cacofonia e indeterminação, e em muitos casos o uso convencional de melodia, harmonia, ritmo e pulso é muitas vezes dispensados.

Serviço:

Evento: NOIS[E] INVADE
Data: 16 de março de 2013
Horário: 17 às 21h
Acesso: Gratuito
Local: Casa 12, Pelourinho
Realização: Atelier Coletivo VISIO.
Apoio: Theatro XVIII