Aproximações Contemporâneas em Salvador


Foi inaugurada em Salvador a primeira galeria de arte contemporânea da Bahia, a Roberto Alban Galeria de Arte – um espaço cultural de grande importância que vai divulgar a arte contemporânea no estado. O evento de abertura, para convidados, será realizado no dia 18 de abril, às 20h, com o lançamento da exposição Aproximações Contemporâneas. A mostra contará com 27 obras de nove artistas nacionais renomados representados pela galeria, como Alexandre Mury (RJ), Paulo Whitaker (SP), Luiz Hermano (SP), Gabriela Machado (RJ), Elizabeth Jobim (RJ), Maria Lynch (RJ), Raul Mourão (NY/RJ), que vão expor pela primeira vez em Salvador, além dos baianos Vinícius S.A e Willyams Martins.
 
“O mercado de arte contemporânea brasileira está bem situado no contexto internacional. Os grandes museus no exterior estão constantemente promovendo exposições de artistas brasileiros, bem como os mesmos são representados no exterior por galerias de suma importância no mercado internacional. Além disso, hoje, nós temos duas grandes feiras de arte, como a SP-Arte e a ArteRio, que já fazem parte do calendário internacional das grandes feiras e contam com a participação das galerias de arte contemporânea mais importantes do mundo”, revela o marchand Roberto Alban.
 
O novo ambiente conta com amplas instalações, área de 1.500m² divididas em 03 pavimentos especialmente planejados para receber exposições de diversas mídias, destacando-se uma sala para exposição de 140m²com pé direito de 8 metros e um terraço ao ar livre para exposição de esculturas de grande porte. Anualmente, a galeria realizará quatro exposições individuais ou coletivas dos artistas representados exclusivamente pela Galeria. Além disso, o espaço cultural abrigará eventos com a presença de curadores e críticos de arte, o que contribuirá para o incentivo à cultura brasileira.

O artista plástico baiano Vinícius S.A. está expondo um trabalho (foto acima por Erivan Morais) onde o espectador pode penetrar, envolver-se espacialmente na obra, interagindo e fruindo arte. Para ele, a Roberto Alban Galeria de Arte já é um espaço marcante para a arte baiana pelo que se propõe a oferecer: o fortalecimento da arte e do circuito de arte contemporânea. "Sua importância vai além da relação direta com a arte em nosso estado. É um espaço de abrangência nacional e internacional”, afirma o artista. Nascido em Salvador, Vinícius cursou artes visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Em 2005, participou de sua primeira exposição, com a instalação Lágrimas de São Pedro – acalento ao sertão nordestino, que foi merecedor de menção especial no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia, em Feira de Santana. Sua primeira exposição individual aconteceu na Caixa Cultural Salvador, em 2008. Neste mesmo ano, participou do conceituado 15º Salão da Bahia, com a instalação Objeto Óptico #02, sendo premiado com uma residência internacional na Europa.

Exposição Aproximações Contemporâneas

Artistas: Alexandre Mury (RJ), Paulo Whitaker (SP), Luiz Hermano (SP), Gabriela Machado (RJ), Elizabeth Jobim (RJ), Maria Lynch (RJ), Raul Mourão (NY/RJ), Vinícius S.A e Willyams Martins.
Data: 19/4 a 01/6
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h / sábado, das 10h às 13h
Entrada Gratuita
Local: Roberto Alban Galeria de Arte - Rua Senta Pua nº 01, Ondina / Salvador /BA
Telefone: 71 3243-3982