Memória filmada de uma saudade eterna


Estreia dia 8 de abril, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, o longa metragem documental “Memória filmada de uma saudade eterna”. No mais puro estilo do it yourself, o filme constrói a memória da experiência do exílio vivido pela autora e seus amigos baianos em Barcelona.

“Memória filmada de uma saudade eterna” transita nas atuais correntes do gênero documentário de diário filmado, da subjetividade e tom autobiográfico ao incorporar amizades, família, preocupações e vivências no filme, configurando um estilo de forte caráter pessoal.

O registro de momentos vividos em família, com amigos, viagens e passeios é uma paixão que a autora herdou de seu pai. Foi essa necessidade de encapsular o tempo que a levou a filmar seu cotidiano em Barcelona, cidade onde viveu durante oito anos o melhor de sua juventude.

Em Barcelona, a autora Carla Laudari fez um Mestrado em Roteiro de Longa-metragem de Ficção, estudou Direção Cinematográfica, realizou diversos curtas e um média. No momento que tomou a decisão de voltar para o Brasil, iniciou a empreitada de fazer um documentário para imortalizar aquela época. Os registros casuais viraram uma obsessão e seus amigos foram entrevistados, totalizando mais de 50 horas de memória filmada e um ano de edição no Brasil. Um processo doloroso de estar presa ao passado buscando dar sentido a um material que alimentava um sentimento difícil de superar: a saudade.

O resultado é um filme delicado que reflete sobre o exílio, a memória, o tempo, a família, a mudança e a vida.

O filme celebra a estreia da diretora como longametragista e o lançamento da sua produtora Casa do Santomé Filmes. Conta ainda com a coprodução da Movioca – Content House e o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Edital Demanda Espontânea/2011.


FICHA TÉCNICA:

Direção, produção, roteiro, fotografia e montagem CARLA LAUDARI Produção Executiva AMADEU ALBAN E CARLA LAUDARI Trilha Sonora original LUCIANO SALVADOR BAHIA Mixagem NAPOLEÃO CUNHA Finalização WALLACE NOGUEIRA Produção CASA DO SANTOMÉ FILMES Coprodução MOVIOCA Apoio Financeiro GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA


SERVIÇO:

O quê? Lançamento do documentário MEMÓRIA FILMADA DE UMA SAUDADE ETERNA

Quando? Dia 08/04/2013, 20h30.

Onde? Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha

Quanto? Entrada Gratuita