CIRCUITO DAS ARTES 2013 abre convocatória



O CIRCUITO DAS ARTES 2013 compreende um conjunto de exposições artísticas sob coordenação geral de Eneida Sanches e curadoria de Alejandra Muñoz. O projeto será realizado em duas etapas: a primeira, o CIRCUITO DAS ARTES BAHIA no período de 6 a 21 de julho em Salvador; a segunda, o CIRCUITO DAS ARTES TRIANGULAÇÕES com itinerância por outras capitais e co-curadoras em cada cidade.

O CIRCUITO DAS ARTES BAHIA tem como objetivo dar a conhecer e discutir a produção recente de artes visuais no estado, estimular a visitação a galerias de arte e museus, e possibilitar ao público a aquisição de obras de artistas renomados e iniciantes, a preços acessíveis. Realizado desde 2006, o evento chega a sua 6ª edição buscando implementar ações na área das artes visuais no sentido de estimular a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens, apresentando um panorama do que está sendo produzido na Bahia. A presente convocatória visa selecionar 80 artistas para a mostra nesta primeira etapa, dos quais 20 participarão de itinerância na segunda etapa.

O CIRCUITO DAS ARTES TRIANGULAÇÕES surgiu da necessidade de potencializar o alcance da mostra baiana e possibilitar o intercâmbio com outros estados, tendo Salvador como ponto de partida e retorno da itinerância. O projeto pretende fortalecer as produções locais e dar visibilidade nacional aos artistas que estão fora do eixo Rio – São Paulo, para se tornar parte do calendário nacional de artes visuais, despertando assim a atenção da imprensa e crítica especializada.

CONVOCATÓRIA PÚBLICA: CIRCUITO DAS ARTES BAHIA

O CIRCUITO DAS ARTES BAHIA será realizado de 6 a 21 de julho em Salvador. As obras selecionadas a partir da presente convocatória ficarão expostas durante quinze dias nos seguintes espaços: Galeria Cañizares, Galeria do ICBA, Galeria da ACBEU, Museu Carlos Costa Pinto, Galeria da Aliança Francesa, Galeria do Instituto Cervantes e Palacete da Artes - Museu Rodin.
Podem participar todos os artistas residentes na Bahia há pelo menos 2 anos com obras nas seguintes técnicas: pintura, gravura, graffiti sobre suporte móvel, desenho, infoarte, fotografia, escultura, objetos. Prazo final: 24 de maio de 2013

Cronograma (sujeito a alterações):
· Convocatória: 8 a 24 de maio de 2013
· Seleção: 25 a 2 de junho de 2013
· Divulgação resultado: 3 de junho de 2013
· Entrega das obras: 4 a 22 de junho de 2013
· Montagem da mostra: 1 a 5 de julho de 2013
· Visitação: 6 a 21 de julho de 2013

Para mais informações, vide regulamento em: www.circuitodasartes.art.br