Expo Lunar

Mostra propõe novo olhar sobre a Bahia a partir dos registros de 11 fotógrafos


A exposição fotográfica Lunar – Fotografia na Bahia Agora reunirá na Galeria Solar Ferrão, em Salvador, a partir do dia 17 de junho, às 18h, obras de 11 fotógrafos que pensam seus registros a partir da experiência e da perspectiva baiana, ampliando o olhar para além do real e do que é considerado normal sobre a Bahia. Integrantes de uma nova geração de fotógrafos baianos participam da exposição, dentre eles, Alex Oliveira, Bianca Portugal, Fernanda Sanjuan, Ivã Coelho, Karla Rubia, Lia Cunha, Nicolas Soares, Patrícia Almeida, Rogério Ferrari, Sabrina Pestana e Valeria Simões. Com parceria e curadoria do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Lunar fica em cartaz até 04 de agosto, com entrada gratuita.

A atividade faz parte da programação cultural planejada pelos museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA), para os turistas e os moradores de Salvador que circularão pela cidade durante a Copa das Confederações.


Os 18 trabalhos exibidos possuem diferentes versões de uma realidade que se descola e se desloca para além do tempo presente, localizando um mundo, e uma Bahia, libertos da repetição incessante de suas próprias imagens. “O olhar dos fotógrafos passa por acúmulos, limites, extremos e transmite uma mensagem a partir da captação de uma possível realidade. A exposição pretende transmitir essas possibilidades, em um tempo deslocado”, explica Liane Heckert, integrante da equipe de curadores da exposição.


Os artistas foram escolhidos a partir de um mapeamento da produção fotográfica na Bahia. “A investigação partiu da produção contemporânea atemporal de artistas que transitam ou transitaram na Bahia, daí buscamos entender como é a Bahia vista do mundo e de que modo essa imaginação local absorve e devolve esse mesmo olhar, como os artistas absorvem e contextualizam suas experiências”, completa Liane.


A Galeria Solar Ferrão fica na Rua Gregório de Mattos, nº 45, Pelourinho. A visitação é de terça a sexta, de 12h as 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.