Abertura simultânea CIRCUITO DAS ARTES

Circuito das Artes vende trabalhos de 60 artistas a preços acessíveis


O projeto começa neste sábado (6) e vai até o dia 21, contando com autores selecionados, que expõem em sete espaços de Salvador

 

Claudia Pedreira
claudia.pedreira@redebahia.com.br


Nomes respeitados e jovens promissores do cenário das artes plásticas da Bahia são aglutinados pela sexta edição do Circuito das Artes, que começa hoje e segue até  o dia 21. O projeto conta com 60 autores selecionados, que expõem em sete espaços de Salvador.

O evento, que tem coordenação geral de  Eneida Sanches, será aberto às 16h, no Palacete das Artes, Galeria do Instituto Cervantes, Galeria da Aliança Francesa, Museu Carlos Costa Pinto, Galeria da Acbeu, Galeria do Goethe-Institut e na Galeria Cañizares.


O realismo fantástico do pintor Jorge Galeano, argentino radicado na Bahia, que aos 60 anos é considerado revelação das artes plásticas

“A gente tem uma classe artística pequena, que atua em  um espaço de arte restrito. A circulação da obra fica limitada. O Circuito se desenvolve no lugar onde existem mais espaços culturais em Salvador”, analisa Alejandra  Muñoz,  curadora geral do Circuito das Artes, que também terá etapas em Recife e Brasília.

Alejandra, que é professora de História da Arte da Escola de Belas Artes-Ufba, é curadora das mostras em Salvador ao lado da artista visual Andrea May. As duas avaliaram propostas enviadas por cerca de 180 inscritos.

Cada artista exibe três obras, de pequenas dimensões.  Em edições anteriores, as peças podiam ter até 30 x 30 cm, mas agora o projeto funciona com um diafragma maior, evitando uma grande padronização.

Veteranos e Jovens
Cada obra exposta fica disponível para a venda ao público por preços atrativos, em comparação com os do mercado formal das artes visuais, como galerias.

“Temos preços a partir de R$ 150 e as obras mais caras serão vendidas a R$ 5 mil. É um repertório muito rico, de diferentes técnicas e artistas, que vai agradar a todos os olhos”, diz a curadora, chamando atenção para uma sala em homenagem à artista Nair de Carvalho.

O amante de arte terá oportunidade de adquirir obras de autores firmados no cenário artístico, como Eckenberger, Juarez Paraíso, Maria Adair, Almandrade, Ayrson Heráclito, Gaio, David Glat, Ieda Oliveira, Aristides Alves, Daniela Steele, Marcelo Reis, Maria Luedy, Valéria Simões e Vauluízo Bezerra.


Foto de Rodrigo Wanderley, jovem formado em Jornalismo que se divide entre reportagem e artes visuais

O visitante também terá a chance de conferir e comprar o trabalho de uma geração que vem despontando, com peças de diferentes linguagens artísticas, como pintura, desenho, fotografia, gravura e escultura.

A produção dos jovens sempre fica no foco das artes plásticas, porque, explica Alejandra Muñoz, “existe uma atração pela novidade”.

Dentro da casa dos 20 e poucos anos, a curadora observa que vêm se destacando autores formados pela Escola de Belas Artes da Ufba e também realizadores de outros universos, como Arquitetura e Comunicação: “A EBA continua um importante centro formativo, mas existe trabalho de qualidade além dela”.

Formado em Jornalismo em 2011, Rodrigo Wanderley ainda vive, aos 25 anos, a indecisão entre rumos. Desde o segundo semestre na Facom, da Ufba, passou a se interessar pela fotografia, área em que atua ora como repórter (recentemente registrou as manifestações nas ruas), ora como artista visual.

“Na arte, minha pegada é desenvolver trabalhos autorais, com várias temáticas, como o interior da Bahia e retratos, detalha o expositor.

Outro “menino” selecionado para o projeto que tem caminho muito promissor é Geisiel Ramos, da Escola de Belas Artes. “Ele tem um desenho mais tradicional, sobre papel, com grande apuro técnico”, observa Alejandra.

Recortes
O artista de 27 anos expõe obras em grafite sobre folha A3. “Participar do Circuito das Artes dá uma visibilidade a artistas que estão começando agora e outros que estão aí no mercado de trabalho. Isso é fantástico”, diz.


Desenho de Geisiel Ramos, artista de 27 anos formado na EBA

“O Circuito das Artes estimula a diversidade de tendências e linguagens”, contextualiza a coordenadora Eneida Sanches. Dessa forma, as obras foram organizadas para a exposição nos espaços de acordo com recortes como tema e linguagem.

Na Aliança Francesa, onde o gancho da exposição é Erotismo, Ana Verana, 28,  mostra seus trabalhos. “Meu forte é aquarela, esta é a minha cachaça”, diz a profissional formada na EBA em 2008.

A artista considera que trabalha o erotismo de uma forma mais suave, mais lúdica: “Fico beirando algo que é mais sugestivo”. No Circuito das Artes, Ana Verana destaca a oportunidade de vender o trabalho por um preço mais barato: “Muita gente sai feliz”.

Realismo fantástico  
Aos 60 anos, Jorge Galeano poderia não ser considerado um representante da nova geração de autores da Bahia. Mas o argentino radicado nas proximidades de Feira de Santana iniciou a vida artística há poucos anos e por isso é tido como  uma das revelações da produção contemporânea.

“Trabalho com elementos populares, coisas do sertão, o realismo fantástico”, define ele, que exibe três telas de 30 cm x 40 cm. Galeano enxerga o evento como uma chance de chamar a atenção de realizadores de projetos como a Casa Cor, o que lhe abre possibilidades de vendas. Além disso, o Circuito de Alta Decoração apoia o projeto.

Itinerância
O Circuito das Artes foi contemplado com recursos financeiros provenientes do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados 2013, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Nesta edição, ele é estendido para outras duas capitais, por meio da etapa Triangulações, com uma mostra em agosto em Recife (com curadoria de Cristiana Tejo) e outra em outubro em Brasília (curadoria de Marilia Pañitz).

Para esta etapa posterior, 20 dos artistas que estão na primeira fase do projeto em Salvador serão selecionados, para terem seus trabalhos expostos em coletiva com autores das outras cidades. Cada artista participa com apenas uma obra, que segue o padrão de tamanho, com pequenas dimensões,  da primeira mostra. 

Ainda em outubro, a mostra conjunta das três capitais chega a Salvador, para ter sua itinerância encerrada  no Museu de Arte Moderna da Bahia.

A coordenadora do Circuito das Artes, Eneida Sanches, explica que, com esta logística, o alcance do projeto deve ser ampliado, além de se promover o intercâmbio entre realizadores: “O projeto pretende fortalecer as produções locais e dar visibilidade nacional aos artistas que estão fora do eixo Rio–São Paulo, para se tornar parte do calendário nacional de artes visuais”.

Nair de Carvalho ganha sala especial na programação

A artista plástica baiana Nair de Carvalho é homenageada com uma sala especial do Circuito das Artes. “A sala foi pensada para enaltecer o valor desta artista com longa trajetória, que vai fazer 80 anos com disposição e energia admiráveis. Ela continua produzindo”, justifica a curadora geral Alejandra Muñoz, salientando que é importante valorizar o artista em vida, diante dos que estão  começando a trajetória nas artes plásticas.

A exposição de Nair de Carvalho reúne, no Museu Carlos Costa Pinto, dez telas da produção autoral feita entre 2011 e 2013. Ela investiga aspectos relacionados com a mulher baiana. A partir da combinação de pintura com fotografias, a artista se refere a vivências, memória coletiva, ancestralidade, rituais cotidianos, sagrado, profano e feminilidade. Nair, viúva do pintor Genaro de Carvalho (1926- 1971), é vista pelo crítico Clarival do Prado Valladares como “autêntica pintora”.

Os demais espaços parceiros da sexta edição do Circuito das Artes abrigam mostras relacionadas com assuntos diversificados (veja quadro ao lado). “Os critérios considerados foram, além dos temas, a linguagem artística adotada”, diz Alejandra Muñoz.

Espaços e temas

Museu Carlos Costa Pinto
Sala Especial Nair de Carvalho

Galeria Cañizares
Desenho Contemporâneo

Galeria do Goethe-Institut
Fotografia

Galeria Acbeu
Ritos e Memórias

Galeria da Aliança Francesa
Erotismo

Galeria do Instituto Cervantes Recorte Universos Singulares

Palacete das Artes
Fronteiras da Abstração

Período
De hoje ao dia 21 de julho

Mais informações

www.circuitodasartes.art.br



 

A matéria está online neste LINK do