Lançamento | VANISHING (fotolivro)


O artista André França acaba de lançar o fotolivro "Vanishing".

O livro apresenta todas as fotografias da série “Vanishing” e traz textos sobre a série e sobre a produção geral do artista escritos pela crítica, curadora e professora de História da Arte da EBA/UFBA Alejandra Muñoz, pela curadora e fotógrafa norte-americana Aline Smithson e pela artista visual norte-americana Frances Jakubek, em edição bilíngue (português/inglês).

Série fotográfica “Vanishing”: www.andrefranca.com/vanishing/vanishing1.html

Fragmentos de dois textos presentes no livro:



André França retoma um tipo específico de natureza morta, a vanitas, uma variedade de natureza morta alegórica na qual os objetos representados aludem à efemeridade da vida humana e das coisas materiais. A denominação remete ao célebre versículo latino de Eclesiastes, “vanitas vanitatum, et omnia vanitas” que, em tradução livre, significa “vaidade das vaidades, é tudo vaidade”. Em geral, a vanitas apresenta relógios, livros, jóias, moedas e outros objetos evocativos dos valores transitórios dos homens. Tradicionalmente, a introdução de uma caveira remete, de modo explícito, para a ideia da morte ou memento mori (“lembra-te que morrerás”), reforçando a finitude da nossa existência ante toda e qualquer preocupação.” (Alejandra Muñoz)





Como mulher, eu interpreto essa obra de diversas maneiras. Para mim, é sobre perda, sobre se tornar invisível, sobre nossa cultura centrada na juventude e o desejo de reverter o tempo. Na infância, essas bonecas eram modelos para a minha futura feminilidade adulta, oferecendo ideais de moda e beleza, e, ao olhar as imagens de André, sinto que esses totens estão sumindo, congelados no tempo e inacessíveis à interação futura, como se fosse hora de nos afastarmos desses símbolos inalcançáveis da perfeição.

Porém, de modo mais importante, a obra também me lembra aquelas que se perderam devido à negligência, ao abuso e ao homicídio. O trabalho é uma poderosa declaração sobre a falta de reverência pelas mulheres em todo o mundo. As fotografias revelam mulheres simplesmente como objetos a serem descartados e dispensados, sem nomes nem rostos, afastados e voltados para baixo. Esta obra provoca um importante debate sobre poder, sexo e controle.” (Aline Smithson)







A série fotográfica Vanishing (2010) vem recebendo reconhecimento nacional e internacional: em 2010 a série foi selecionada para apresentação na Leitura de Portfólio promovida pelo 2º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, promovido pelo Itaú Cultural; em 2010 duas fotografias da série foram selecionadas para a participação na X Bienal do Recôncavo, umas das fotografias recebendo Menção Especial do Júri daquele evento; em 2011 a série foi publicada na revista on-line 10x15, editada em Madrid e dedicada à fotografia contemporânea; em 2011 a série foi publicada no blog Lenscratch, editado em Los Angeles e considerado pela Wired.com como um dos 10 melhores blogs dedicados à fotografia contemporânea.





O fotolivro “Vanishing” é o resultado do projeto homônimo contemplado pelo EDITAL Setorial de Artes Visuais (nº 11/2012), realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.



Saiba mais sobre o artista: