Emma Thomas convida




No dia 31 de agosto, das 13h às 18h, a Emma Thomas abre, simultaneamente, as exposições individuais “Destaque cabe aos foguetes”, do artista paulistano Marcos Gorgatti, e de “Eles e Nós”, de Theo Firmo, brasileiro radicado em Madrid. As mostras ficam em cartaz até 26 de setembro.



 “Destaque cabe aos foguetes” é a segunda individual do artista Marcos Gorgatti na galeria Emma Thomas. A mostra apresenta três trabalhos que são interligados pelo desenho e o discurso da instalação: “Desenhocop” é uma série de aquarelas a partir de reproduções de ilustrações do livro com mesmo nome, popularmente utilizado nas décadas de 1960 e 1970. Projeto “Calçada” é uma instalação que ocupa todo o piso da sala principal da galeria, propondo a subversão do padrão dos ladrilhos hidráulicos da tradicional calçada paulistana. Já “Car Crash” é uma escultura de espuma industrial que simula de forma sutil e irônica um acidente de carro, extraindo assim a violência daquele impacto. Gorgatti apresenta nesta mostra uma crítica política refinada, sem bandeiras ou manifestos, convidando o espectador a investigar os símbolos de ordem e poder social, pela revisitação de parte do universo visual brasileiro.  



"Eles e Nós", de Theo Firmo, é um estudo poético sobre relações sociais, sobre proximidades e distanciamentos, e também sobre os elementos que provocam tais situações, tais como coerção, hierarquia e afetividade. A mostra conta com dez desenhos em pequeno formato e três de grande dimensão, todos abordando a formação de diferentes grupos. Alguns trabalhos jogam com a presença do espectador, onde seu reflexo e sua sombra ativam ou impedem que essas relações ocorram. Nessas obras, Theo Firmo sintetiza esses interesses em poucas linhas, fazendo uso de materiais e técnicas pouco convencionais no universo do desenho.



Marcos Gorgatti

Marcos Gorgatti é fotógrafo e artista visual. Estudou Artes Plásticas na Universidade Estadual Paulista e fotografia na University of the Arts of London – Central Saint Martins. Sua pesquisa em artes visuais está voltada aos aspectos históricos e sociais das diversas formas de uso do design (gráfico e industrial) e da fotografia. Marcos Gorgatti participou de diversas exposições pelo país: em São Paulo no Centro Universitário Maria Antônia, no Museu da Imagem e do Som, no Instituto Cervantes e no Sesc; em Belo Horizonte, no Palácio das Artes e no Rio de Janeiro, na Caixa Cultural.



Theo Fimo

Paulistano, realizou estudos universitários em linguística e semiótica antes de dedicar sua pesquisa ao desenho e suas diferentes formas. A narração é o ponto central de sua obra, que, ao mesclar memória, ausência e acaso, lança sua âncora em um ponto entre a ficção e a realidade. Realizou exposições individuais em Madrid e São Paulo, além de coletivas por diversas cidades da Espanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e Portugal. Foi selecionado nos prêmios INJUVE do governo espanhol, XX Salão de Desenho Gregorio Prieto de Madrid, além de festivais de vídeo arte na Rússia, Austrália, Itália e EUA.





“Destaque cabe aos foguetes” por Marcos Gorgatti, e “Eles e Nós”, por Theo Firmo @ Galeria Emma Thomas

Abertura: 31 de agosto, sábado das 13 às 18 horas
Período expositivo: 02 de setembro a 26 de setembro
Rua Estados Unidos, 2205, Jardins – São Paulo
contato@emmathomas.com.br
www.emmathomas.com.br
Segunda a sexta das 11h às 19h, sábados das 11h às 17h
Entrada gratuita/ Livre