Festival Nacional 5 Minutos | Inscrições abertas



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS), recebe até 23 de setembro as inscrições para a 16ª edição do Festival Nacional 5 Minutos. O concurso visa à seleção de 50 vídeos com duração de até cinco minutos, de temática e estética livres, para integrar a Mostra Competitiva do evento, que distribuirá um total de R$ 32 mil em prêmios. O texto do edital, bem como seus anexos, pode ser consultado nos sites da DIMAS (www.dimas.ba.gov.br) e da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br).

Já tradicional ação de incentivo à experimentação, produção e difusão do audiovisual no Brasil, o projeto se amplia, incorporando o conceito de transversalidade das linguagens com ações que transcendem os espaços habituais de exibição, explorando a geografia das cidades, patrimônios históricos e o cotidiano dos seus moradores. O 5 Minutos Expandidoterá projeções públicas em bares, prédios de grande valor arquitetônico e até nos cânions do São Francisco. Esse caráter múltiplo reforça e atualiza dois dos conceitos fundamentais do festival: de um lado a liberdade – de formatos, gêneros, técnicas e temas – e, de outro, a permanente expansão na exploração das mais variadas formas de expressão audiovisual – seja tecnológica, de narrativas ou de suportes.

Há extensões inéditas: o XVI Festival Nacional 5 Minutos Expandido será realizado entre 29 de outubro e 30 de novembro deste ano, passando a perdurar um mês inteiro – até o ano passado, a ação era de uma semana. Para completar, a programação não apenas movimentará diversos circuitos de exibição em diferentes regiões dentro da própria Salvador e em 13 cidades do interior do estado para onde é levada a Mostra Competitiva, como também terá as cidades de Cachoeira, Paulo Afonso e Vitória da Conquista como sede das ações.