“Insustentável Leveza” por Giovana Dantas em São Paulo



A CAIXA CULTURAL SÃO PAULO inaugura no dia 31 de agosto de 2013 (sábado), às 11h, a exposição “Insustentável Leveza” que reúne sete trabalhos apresentados em forma de vídeoinstalação da artista plástica Giovana Dantas. A abertura da exposição contará com uma palestra da Professora e Doutora Mariza Bertoli, às 10h e o catálogo da exposição será lançado no dia 21 de setembro, às 11h. A mostra fica em cartaz até 27 de outubro, com entrada franca e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A exposição “Insustentável Leveza” é resultado do Prêmio de Residência Artística do Instituto Sacatar (Ilha de Itaparica-BA), pelo qual Giovana, que foi contemplada também em 2008 com o Projeto “Imanências do Mar”, desenvolveu seu novo projeto – “Insustentável Leveza”, em junho e julho de 2010. Este projeto reúne sete trabalhos que integram uma vídeoinstalação, que ocupará as Galerias Florisbela e Octogonal. Nesta mostra a artista chama a atenção para movimentos produzidos pelo vento e pela água em certos objetos, que vão se apresentar nas imagens em vídeo como metáforas de dois aspectos opostos da vida cotidiana: “peso” e “leveza”. No entanto, “o peso pode nos revelar uma face: a de nos colocar de frente à nossa própria história que é tomada com firmeza e se torna elemento suscetível a mudanças que podemos operar. A leveza por outro lado, pode nos induzir ao estado de letargia”, afirma a artista.

Giovana dialoga com o texto de Milan Kundera, “A insustentável leveza do ser”, buscando não uma interpretação, releitura, ou ilustração do romance, mas um alinhamento de idéias, tomando a relação peso-leveza como um princípio do trabalho. A artista ressalta a ação direta das imagens que compõem a exposição sobre o espectador de modo que ele desvie o fluxo comum do pensamento e possa aderir a novas percepções através da observação da obra visual-sonora em primeira instância e da participação ativa com algumas obras.

Para compor a idéia de peso e leveza nesta mostra, Giovana vai utilizar a imagem em movimento, que apresenta uma suposta leveza, como princípio que compõe a base do trabalho. As imagens dos cata-ventos foram capturadas por ela em janeiro de 2010, numa pequena vila do município de Aracati, interior do Ceará, outras foram produzidas em Salvador e durante o seu período de residência artística no Instituto Sacatar. Segundo Giovana, “Neste trabalho, a relação peso-leveza se distancia do tradicional dualismo - situação em que ambas as naturezas se revelam sem interseções. Aqui, peso e leveza aparecem não como oposição, mas como paradoxo, que nos impõe uma relação tensionada pela impossibilidade de um ou outro existir isoladamente”. Sobre a ocupação espacial da mostra, Mello aponta: “A videoinstalação integra a busca da arte de reorganização do espaço sensório. Uma dessas manifestações, a da arte ambiental, tão bem conceituada por Hélio Oiticica nos anos 1960, diz respeito à saída do plano material para o plano vivencial, do plano pictórico e escultórico para o plano da ação artística”. (MELLO, Christine. Extremidades do vídeo, p. 169)

A artista baiana Giovana Dantas explora as possibilidades da fotografia, objetos, instalações. Trabalha com materiais orgânicos como couro de porco, mostra na Caixa Cultural Brasília (Memória da Pele, 2006), e também materiais do mar, resultado da sua passagem pela Residência Artística, Instituto Sacatar, Ilha de Itaparica, cujo resultado foi apresentado no MAM-BA (Imanências do Mar, 2008), e no Palacete das Artes (Insustentável Leveza, 2012). Graduada em Artes Visuais e Doutora em Artes Cênicas pela UFBA. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.


Serviço:



Insustentável Leveza

Local: CAIXA Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111, próximo à Estação Sé do Metrô

Abertura: 31 de agosto (sábado), às 11h com palestra da Professora e Doutora Mariza Bertoli às 10h

Lançamento do catálogo: 21 de setembro de 2013, às 11h

Visitação: 01 de setembro a 27 de outubro de 2013

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada franca