Love me Tender - Uma desmontagem

VIDEO-INSTALAÇÃO, FOTO-PERFORMANCE E FOTOGRAFIA ARTESANAL ENTRAM EM CARTAZ NA GALERIA ACBEU




A artista visual Rosa Bunchaft inaugura a exposição Love me Tender - Uma desmontagem nessa sexta, 16, na Galeria Acbeu. Com curadoria de Ricardo Biriba, a mostra reúne trabalhos recentes em linguagens que articulam vídeo-instalação, foto-performance e técnicas de fotografia artesanal para falar das relações entre cidade, corpo e imagem. A exposição ficará aberta ao público do dia 17 ao dia 14 de setembro e poderá ser conferida de segunda a sexta das 14h às 20h e sábados das 16h às 20h.

As obras em exposição são fruto de um processo experimental, através do qual a artista mostra imagens instigantes em negativo. Aluna regular do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais pela UFBA, a artista traz para a galeria resultados parciais de sua pesquisa em processos criativos. Dentre eles uma vídeo-instalação sobre a textura áspera e arenosa de escombros com a projeção da demolição de uma das tantas edificações em ruína na cidade. 

O segundo trabalho traz um conjunto de imagens considerado pela artista como “experimentos com a arqueologia da imagem pré-fotográfica” produzido através de processos artesanais, numa rara técnica mista que combina fotografia pinhole e fotogramas, ambos de médio e grande formato. Pela imersão do corpo na imagem que resgata uma dimensão ontológica da fotografia, a artista põe em cheque os limites entre fora e dentro, público e privado, cidade e intimidade.

O processo consistiu em transformar um quarto de hotel no próprio aparato de produção da imagem —algo como um grande lambe-lambe sem lentes— vedando-o à luz que penetra apenas por um pequeno orifício. A imagem externa da cidade projetada no interior do quarto foi captada em mosaicos de negativos em papel. A artista interferiu performaticamente nesse processo usando a sombra do seu próprio corpo. Os resultados obtidos são extremamente instigantes, dentre eles estão as maiores imagens em negativo já expostas na Bahia.




Serviço:
O que: Exposição Love me Tender – Uma desmontagem
Onde: Galeria ACBEU – Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória - (71) 3444-4411Quando: abertura - 16 de agosto das 19 às 22h; visitação: 17 de agosto a 14 de setembro de segunda a sexta das 14h às 20h e sábado das 16h às 20h

Gratuito