Nova etapa Salões de Artes Visuais da Bahia

A cidade de Teixeira de Freitas é a próxima etapa dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2013, com abertura oficial da exposição dos trabalhos de 20 artistas selecionados no dia 16 de agosto, sexta-feira, no Centro de Cultura de Teixeira de Freitas (Rua Prudente de Moraes, 147, Centro), às 19 horas. O evento, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, e a sua realização atende a uma demanda da Conferência de Cultura da Bahia, quando, em sua quarta edição, em 2011, teve esta solicitação feita pela sociedade civil representante do Território de Identidade do Extremo Sul. Além de representantes do próprio município, o Salão terá a participação de artistas de Salvador, Amargosa, Arraial d’Ajuda e Porto Seguro, apresentando criações em diversas técnicas. A visitação, gratuita, seguirá até 29 de setembro, de segunda a domingo, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas.

No dia da abertura, três obras entre as expostas serão premiadas com R$ 7 mil cada uma, escolhidas por um júri profissional. Também haverá premiações simbólicas: menções especiais e o Prêmio do Público, este concedido através do voto dos visitantes. Em setembro, também acontecerão oficinas artísticas gratuitas em formato inédito: agora, elas serão realizadas como Educação a Distância (EaD), permitindo que pessoas de toda a Bahia possam participar da atividade.

Em 2013, os Salões de Artes Visuais da Bahia completam 21 anos e, pela primeira vez na história do projeto, serão realizadas cinco edições do evento em cinco cidades-sede, cada uma pertencente a um Macroterritório de Identidade do estado: além de Feira de Santana (o evento foi inaugurado no último dia 26 de julho) e Teixeira de Freitas, os Salões acontecem em Lençóis, de 4 de outubro a 17 de novembro; Barreiras, de 25 de outubro a 8 de dezembro; e Vitória da Conquista, de 8 de novembro a 15 de dezembro. Todas as edições terão prêmios semelhantes em dinheiro, configurando a maior premiação do gênero no estado. Esta edição 2013 teve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, os Salões vão expor um total de 109 obras selecionadas através de edital público, realizadas por 78 diferentes artistas.

Múltipla e contemporânea – Apresentar a diversidade da produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área são os objetivos dos Salões de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais meios de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. Ao mesmo tempo, tal iniciativa se insere no planejamento das políticas públicas descentralizadas para as artes do Governo Estadual, promovendo um amplo diálogo entre o poder público e a sociedade civil. O projeto, lançado em 1992, antes chamado Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, com o novo nome – Salões de Artes Visuais da Bahia –, assume sua representação múltipla e contemporânea, que extrapola referências e características regionais. 

João Oliveira
 
Fábio Duarte
 
Nilson Moura

Salões de Artes Visuais da Bahia 2013

Edição Feira de Santana
Exposição com 26 obras
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim (Av. Presidente Dutra, 2.222, Capuchinhos)
Visitação: Até 8 de setembro, segunda a domingo, das 10 às 20 horas

Edição Teixeira de Freitas
Exposição com 20 obras
Onde: Centro de Cultura de Teixeira de Freitas (Rua Prudente de Moraes, 147, Centro)
Abertura: 16 de agosto (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 17 de agosto a 29 de setembro, segunda a domingo, das 9 às 12 e das 14 às 21 horas

Edição Lençóis
Exposição com 17 obras
Onde: Casa Afrânio Peixoto (Praça Afrânio Peixoto, s/n, Centro)
Abertura: 4 de outubro (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 5 de outubro a 17 de novembro (horários de visitação a divulgar)

Edição Barreiras
Exposição com 21 obras
Onde: Palácio das Artes (Praça Castro Alves, Centro)
Abertura: 25 de outubro (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 26 de outubro a 8 de dezembro (horários de visitação a divulgar)

Edição Vitória da Conquista
Exposição com 25 obras
Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av. Rosa Cruz, 45, Recreio)
Abertura: 8 de novembro (sexta-feira), às 19 horas
Visitação: 9 de novembro a 15 de dezembro (horários de visitação a divulgar)

Quanto: Gratuito
Informações: 71 3324-8519 / saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov.br
Produção: Mil Produções Artísticas
Apoio: Prefeitura Municipal de Barreiras/ Prefeitura Municipal de Lençóis/ Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas/ DEC/ Sudecult/ FPC
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA