No ar: TV DIMAS

Canal virtual explora produção e consumo de conteúdos audiovisuais para a internet, tendo como fonte produtiva o cenário cultural da Bahia

A Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), lança a TV DIMAS, espaço virtual que concentra conteúdos audiovisuais originais, no endereço www.tvdimas.ba.gov.br. O projeto mergulha no universo dos canais digitais para incorporar à rede produções que discutam o audiovisual e a forma como ele se relaciona e integra às demais linguagens artísticas.

Explorando diversas maneiras de produzir e interagir com o audiovisual feito para a web, a TV DIMAS aborda pautas de cinema, música e outros movimentos das artes, destacando o cenário cultural da Bahia. Entrevistas, debates, apresentações, coberturas e críticas entram na programação. Quatro vídeos já estão no ar – Cinema na Mesa, que traz uma conversa descontraída entre os cineastas Edgar Navarro (O Homem Que Não Dormia) e José Umberto (O Anjo Negro); Conversas Críticas, que discute o lugar da crítica, com André Setaro; o Perfil de Roque Araújo, um dos ícones do cinema baiano, que relata um pouco do seu dia-a-dia; e Missão do Dia, em que o internauta descobrirá como transitar pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, e usufruir dos serviços lá oferecidos. A partir do lançamento da página, novos vídeos gradualmente começarão a ser disponibilizados para o público da internet: a cada semana, um novo programa será lançado, o que irá manter o canal em constante atualização.

Acessibilidade e interatividade são palavras-chave para esta ferramenta que, acima de tudo, servirá de porta para a divulgação do audiovisual do estado. Não apenas por estar numa plataforma de grande potencial de propagação de conteúdos, mas também porque os conteúdos tratarão de obras e profissionais ligados ao cinema baiano – dos diretores aos atores, dos críticos aos artistas que, de uma forma ou outra, incorporem o audiovisual em trabalhos.
Os programas buscarão usar uma linguagem que se afaste do modelo televisivo e se aproxime da descontração da internet, cujos formatos de criação e difusão audiovisual ainda não foram totalmente estabelecidos. Assim, a TV DIMAS poderá contribuir para a criação e desenvolvimento de formatos e linguagens distintas daquelas já conhecidas, numa tentativa de romper com os padrões existentes, estudar o meio, utilizar das potencialidades da cultura digital e compartilhar com o público estas possibilidades de se fazer e consumir audiovisual na contemporaneidade.

TV DIMAS