VISIO. convida para a quinta edição do MERCADILHO


Evento mensal reunindo artistas visuais para comercialização informal de obras de arte em pequenos formatos com valor máximo de 100 reais (cada).
O local é altamente instigante: o restaurante da linha natural orgânica Ramma Pelourinho situado no Cruzeiro de São Francisco, coração do Centro Histórico de Salvador.
Você vai poder desenhar à vontade no mesão do Canetarium, trocar idéias e adquirir obras de arte em pequenos formatos: telas, desenhos, fotografias, gravuras e outros produtos culturais como vinil, cd, livros, etc. 
 

Venha no sábado, 14 de setembro, a partir das 12h para almoçar e passar uma tarde diferente até às 17h. A entrada é franca!

Conceito
A idéia surgiu da artista visual e curadora Andrea May (VISIO.) a partir do convite de Angela Rabello (Ramma) para ocupar seu espaço e decidimos um formato descontraído que remete ao tradicional “bazar” porém com um grande diferencial: exclusivamente de obras de arte e produtos culturais com ênfase na produção independente (cds, dvds, livros, etc). Este fato tem chamado a atenção e nos dado respaldo para continuar o projeto.

Mix
A organização do MERCADILHO sempre busca um bom mix de técnicas e estilos entre os participantes, ofertando um visual interesante ao evento e boas opções de compra para o público que já começa a se formar.
“Antes as pessoas iam mais para almoçar e sentir o clima mas após a terceira edição foi nítida a mudança de foco, elas já chegam interessados nas artes, analisando, conversando com os expostores e estão comprando, o que nos serve de estímulo para produzir mais.” diz May.

Mercado
Os artistas se renovam a cada encontro, uma média de 15 a 20 participantes, ocupando todo o salão principal do casarão colonial do restaurante e, ao som ambiente de vinil do Dj residente Munch. Neste ambiente eles expõem telas, gravuras, prints, desenhos, fotos, objetos e ainda desenham no mesão do “Canetarium” enquanto tomam café e conversam entre si.

O VISIO. e o Ramma acreditam que desta forma, o projeto colabora para uma abertura mercadológica provando que é possível o consumo das artes em Salvador, considerando também que um dos atrativos é o valor limitado ao máximo de R$ 100,00 (cem reais) por peça que acessibiliza a formação um novo público.

“Conheço alguns projetos que buscam a comercialização de arte a preços acessíveis aqui em salvador mas, nenhum deles cumpre tanto a proposta como o mercadilho. Logo na primeira edição que participei vendi 70% dos desenhos que levei e fiquei surpreso com o quanto foi confortável e divertido todo o processo. Será minha segunda vez participando e quero repetir a dose sempre que possível, seja como artista, apreciador ou possível comprador.”, Pablo Cordier, Artista Visual.

Participam desta edição:

ÁLVARO VILLELA
CARLOS HENRIQUE REIS
FELIPE REZENDE
HAPPY DOWNLADY
HEITOR SERRA
JOÃO OLIVEIRA
LUANA VELLAME
MIRELLA FERREIRA
MUNCH
PABLO CORDIER
RAISSA RIBEIRO
ROGÉRIO GEO
REBECA SILVA
SIL PARTUCCI
SOLANGE VALLADÃO 
TIAGO CÊRCA
TIAGO SANSOU
VINICIUS VIDAL


Fotos das edições anteriores: