A sombra do delírio verde

A Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea será inaugurada na Rua da Paciência, Rio Vermelho, no dia 22 de outubro, com a exposição A sombra do delírio verde, da carioca Alessandra Vaghi. A mostra, formada por instalações, esculturas, telas, azulejos, fotos e videoarte também ocupa o espaço com grama, pedras e plantas. Ficará em cartaz até o dia 5 de dezembro e poderá ser visitada de segunda à sexta das 10h às 19h e aos sábados 10h às 14h.


A proposta da exposição é que o visitante vivencie uma experiência sensorial e corporal em um jardim, junto a objetos visuais, auditivos, táteis e olfativos que ocuparão dois andares da galeria. As experiências vivenciadas pelos espectadores junto às obras, levantam uma discussão desses elementos, revelando a importância do contato direto com a obra, suas memórias e a aproximação entre a arte contemporânea e a vida”, explica Luiz Fernando Landeiro. Para que as experiências sensoriais se concretizem a artista buscou o apoio da empresa de perfumes L’eau de Riô, que se encarrega da parte olfativa, e Alex Sá Gomes Paisagismo, responsável pelo jardim.

Natural do Rio de Janeiro, Alessandra Vaghi graduou-se como designer na Platt University nos Estados Unidos, estudou arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e filosofia com Thomaz Brum. Em 2002, fez sua primeira individual, Do começo ao fim, no Museu da República, no Rio de Janeiro, e logo após, a mostra Nest, em San Francisco, Califórnia. 

No currículo da artista constam participações na Bienal do Mercosul e na coletiva Jogo da memória, no MAM-RJ, ambas em 2005; individual no MAC de Niterói, em 2009 e no MAM-BA, com a mostra Conta um conto aumenta um ponto, em 2011. Em 2012 Alessandra abriu a individual, Paisagens Engessadas, na Galeria Artur Fidalgo, e participou da feira “Art i Go” com a galeria Luiz Fernando Landeiro, recebendo o prêmio de melhor stand e projeto jovem, coberto de grama natural, que logo após foi doada para a realização de um jardim no Rio de Janeiro.