VI M.I.P. no Teatro do ICBA




No próximo dia 30 de outubro, a VI Mostra Internacional de Portfolios VISIO. recebe os novos artistas residentes do Instituto SACATAR em parceria com Eneida Sanches (mediadora) e o Goethe-Institut/ ICBA em Salvador.

São eles:
Billy Keniston – EUA – Escritor
Heather Boose – EUA – Fotógrafa
Karen Ostrom – Canadá / EUA – Artista Visual
Larissa Min – Brasil / EUA – Escritora
Maria-Saroja Ponnambalam – Canadá – Cineasta
Shigeki Yoshida – Japão / EUA – Fotógrafo

O encontro acontece no Teatro do ICBA das 14 às 18h com entrada franca.



Muitos dos artistas mencionados acima precisarão de colaboradores, aulas, espaços de galeria, museus, teatros, músicos, escolas públicas ou privadas, etc. e o valor das experiências dos artistas correlacionase diretamente com sua integração à comunidade baiana em todos seus aspectos. Para informações sobre como trabalhar com um artista residente do Sacatar, por favor, escreva para info@sacatar.org ou telefone para (71) 3631-1834 e pergunte sobre nosso programa ‘ Sacatar Faz Amigos’.

O Instituto Sacatar, localizado na ilha de Itaparica, é uma organização sem fins lucrativos que premia pessoas criativas e artistas de todas as idades, disciplinas e nacionalidades, oferecendo tempo e espaço em sua quinta à beira-mar para dedicarem a suas produções, de forma que possam trabalhar dentro do contexto cultural da Bahia. O Sacatar fornece passagem aérea, estúdio, quarto e alimentação a artistas escolhidos através de concorridos processos seletivos.


Conheça mais sobre os convidados:

Billy Keniston – EUA – Escritor
O escritor Billy Keniston passou a maior parte de sua vida tentando entender --e confrontar-- o racismo. Seu primeiro livro, A Problem of Memory: Stories to End the Racial Nightmare, aborda a escravidão nas Américas e a atual luta contra o racismo em New Orleans, EUA. Seu segundo livro, Choosing to be Free: The Life Story of Rick Turner, é a biografia de um professor branco morto em 1978 por ser contra o apartheid. No Sacatar, o residente planeja escrever sobre as lutas contra o racismo na década de 1960 em seu país. Billy acredita que a Bahia, por sua relação histórica com a escravidão e com a resistência, seja um lugar ideal para conhecer pessoas que possam ajudá-lo a pensar uma forma de criar uma sociedade sem divisões raciais.

Heather Boose – EUA – Fotógrafa
A fotógrafa Heather Boose é Bacharel em Artes Plásticas e seu trabalho é destaque na galeria Susan Eley Fine Arts, em Nova Iorque, EUA. Grande parte de seu trabalho tem nascido de uma relação íntima com a terra e a natureza. Durante sua estada em Itaparica, Bahia, a residente gostaria de aprender a dança da região, testemunhar / participar de uma cerimônia local, assim como aprender o máximo possível sobre o meio ambiente. “Com uma abordagem naturalista dos arredores, eu poderia começar a entender a ecologia, a biodiversidade e os padrões climáticos que afetam a vida e a cultura da Bahia e de seus moradores”, afirma Heather, que garante estar animada para mergulhar na cultura, nas cores, nos sons, gostos, e movimentos da vida baiana. Acesse www.heatherbooseweiss.com e saiba mais sobre Heather e seus trabalhos.

Karen Ostrom – Canadá / EUA – Artista Visual
Karen Ostrom é uma artista canadense que trabalha com fotografia, instalação, vídeo e animação. Ela desenvolve atualmente o projeto multimídia, Holiday in Hope, inspirado em suas raízes suecas, que retrata uma vila de pescadores fictícia (na qual ela interpreta todas as personagens). “Em uma recente peregrinação ao local de nascimento de meu avô, uma pequena vila de pescadores em Piteå, Suécia, aprendi que há muitas formas de se comunicar”, conta a residente. Na Bahia, Karen quer descobrir os tipos de histórias que são fundamentais para a comunidade local. Para tal, ela diz estar aberta às “possibilidades que só podem ser vistas e vividas na Bahia” e, de alguma forma, incorporar esta energia à sua vila fictícia. Para conhecer mais sobre os trabalhos de Karen Ostrom, visite http://karenostrom.wordpress.com/.

Larissa Min – Brasil / EUA – Escritora
Larissa Min é uma escritora brasileira, de Curitiba, que mora nos EUA. No Sacatar ela espera trabalhar em dois projetos: Breaking English, um relato não-ficcional da dupla migração de sua família (da Coréia do Sul para o Brasil e mais tarde para os EUA) como uma forma de analisar as experiências de migração global, deslocamento e lembrança; e Wondering Gondwana, uma narrativa que combina dois dos últimos lugares selvagens do mundo -- a Antártida e a Amazônia -- para falar sobre o desenvolvimento, conservação, justiça social e mudança climática global (saiba mais em www.breakingenglish.org). Durante a estada no Sacatar, Larissa pretende conhecer pessoas e organizações que trabalham ou estudam temas como desenvolvimento econômico, crianças e a pobreza, desigualdade social, violência e questões ambientais.

Maria-Saroja Ponnambalam – Canadá – Cineasta
Maria-Saroja Ponnambalam tem um Bacharelado em Produção de Cinema pela York University, em Toronto, Canadá. Seus documentários The Consequence of Rain (2008) e Pretty Little Bits (2009) já foram projetados em vários festivais ao redor do mundo. Pandi, seu mais recente projeto, está sendo apoiado pelo Canada Arts Council, pelo Toronto Arts Council e pelo National Film Board. Durante a residência, a artista pretende trabalhar em um projeto intitulado Split, um documentário experimental apresentado tanto como um web-documentário interativo e um filme linear, através de fotografias, filme super-8, simples animações feitas à mão e a sua própria trilha sonora produzida eletronicamente. Split usará as perspectivas de quatro pessoas de diferentes origens sócio-econômicas e culturais que ela pretende conhecer na Bahia.

Shigeki Yoshida – Japão / EUA – Fotógrafo
Shigeki Yoshida é um fotógrafo japonês que vive e trabalha em Nova York. Ele virá ao Sacatar para desenvolver seu novo projeto de levantamento fotográfico intitulado Light in the Island of Itaparica. Seus trabalhos são feitos a partir da sua crença de que a fotografia pode retratar até mesmo algo invisível, as camadas da vida, e mudar a impressão energética de um lugar. Ele tentará compreender a relação Saúde-Saudade tal qual o Wabi-Sabi (uma abrangente visão de mundo ou estética japonesa centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição) e o Mono-no-Aware ("uma empatia para com as coisas", ou "uma sensibilidade para coisas efêmeras"). Shigeki tem interesse na Bahia enquanto o berço do samba e espera interagir com músicos locais de sua geração como, por exemplo, Carlinhos Brown.