Oficina de Curadoria para Artes Visuais em Salvador

Acontecendo em Salvador de 30 de setembro a 06 de outubro de 2013 a oficina de Curadoria para as Artes Visuais por Josué Mattos, numa parceria da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Direcionada a artistas visuais, curadores, críticos de arte, estudantes e demais envolvidos com a área com carga horária de 45 horas no Xisto Bahia.

Josué Mattos, de Florianópolis (SC), é mestre em História da Arte Contemporânea e Práticas Curatoriais e Gestão Cultural. 
Através de aulas expositivas, a oficina aborda questões relativas à história das exposições, o entendimento e os embates entre a classe artística e a figura que as organiza, dos anos 1930 aos dias de hoje. Com exemplos recentes de exposições, serão estudadas a fragilidade e o interesse da prática curatorial, assim como suas implicações e participações efetivas na formação subjetiva de público, na construção da imagem simbólica da cidade onde atua e na reflexão, com a aproximação de pensamentos e obras interdisciplinares. A principal característica será a de redefinir os cânones que surgiram juntamente com a aparição desta figura na cena artística contemporânea, eliminando a definição primária de curador como aquele que seleciona obras.