AD HOC - O IMPROVISO CONTRA A CULTURA DA ESCASSEZ

Criativos Dissonantes convida a classe artística:

“Desconfiar do estalo antes de utilizá-lo, mas se for impossível de todo aboli-lo, desconfiar do estalo e transformar o estalo em estilo”
Carlito Azevedo

Ações espontâneas ou planejadas? Método estratégico ou fenômeno de improvisação? Sentido cultural sinônimo de nacional ou modus operandi global? Necessidade ou acidente?
Dizer que esgotamos algumas das perspectivas do termo improviso jamais seria de um todo verdadeiro se não confessássemos a sua apropriação enquanto ato de ensimesmamento.
A curadoria enquanto sinônimo do pensamento criativo organizado manifesta-se aqui, como gênese do que colecionamos durante o ano de 2013: a necessidade de pensar como criar e realizar em um território regido pela cultura da escassez. Perpassado o momento de autorreflexão, propomos entrelinhas confirmando a própria feitura e manutenção do Criativos Dissonantes 2013 como matriz de experiência e troca dos nossos próprios processo criativos.

Através desse ambiente laboratorial utilizamos desse conhecimento de causa para cartografar, promover e ampliar as fronteiras do improviso enquanto ferramenta estratégica possível para fruição de novos arranjos criativos.
Independente da motivação ou da sua determinante condição do encontro com o desconhecido, nossa ideia de improviso se dá enquanto um conjunto de ações utilizadas para oportunizar o contato com estruturas não rígidas, ambiência que acreditamos necessária para que as ideias prosperem, seja através de diálogos e construção de networking, de fenômenos imprevistos ou geração de efêmeras.

 Apesar da latente identificação local e da riqueza de um legado que vem contando a sua história através da “sevirologia”, da gambiarra e de um jeito todo improvisado de ser, entendemos que o que chamamos de cultura da escassez está para além da geopolítica. São os sintomas das ambiguidades de um mundo globalizado, responsável por nos condicionar a inércia e a subordinações. Perversa, detona uma aculturação criativa que nos impossibilita ter uma visão holística num constante exercício de privação sobre a possibilidade de gerar novos suportes de investigação e práticas aliadas a inovação.

Assim, em analogia ao termo AD HOC emprestado das telecomunicações, o Criativos Dissonantes 2013 se comporta como uma rede aberta, imprevisível e multiplicadora feita por pessoas e ideias inspiradoras. Propondo um ciclo de Vídeo Conferências acompanhados de “Talks” como encerramento de suas atividades neste ano, convida nomes/projetos nacionais, internacionais e locais, para compartilhar seus processos, métodos, modelos, práticas e overviews, apresentando outros caminhos que consigam nortear todo tipo de indivíduo criativo sobre como se reinventar para realizar.

A partir de 14 de Novembro no Palacete das Artes, Graça em Salvador.