ATALHO E TORNO ocupa Galeria ACBEU




A Galeria Acbeu, no Corredor da Vitória, apresenta a partir de 16 de outubro, com abertura às 18h, a ocupação Atalho e Torno, idealizada pelos artistas visuais Raoni Gondin, Tarcisio Almeida e Natalia Cavalcante, com orientação artística de Celeste Almeida. A instalação faz parte do projeto Criativos Dissonantes, que realiza diversas ações em Salvador, e estará disponível para visitação até 23 de outubro, com uma programação de encontros destinada a discutir e aprofundar ampla pesquisa cujo objetivo é a construção de um livro/objeto chamado Pó.Pedra.Boi - Percografias. Os materiais serão apresentados em grandes mapas anacrônicos, pequenos objetos, vídeos e livros, que revelam todo o mapeamento de referências e a coleta de dados.

“Trata-se de um atelier aberto onde serão apresentados todos os documentos de uma pesquisa recolhida em livros, registros de viagens, projetos artísticos, textos teóricos, entrevistas, transcrições, conversas, material reunido e editado ao longo do último ano”, conta Tarcísio Almeida. Quatro encontros públicos serão realizados no período da mostra, propondo leituras públicas, apresentação da pesquisa editorial, vídeo conferências e performances sonoras. Nesse contexto, o visitante poderá interferir na pesquisa, tornando-se também objeto de estudo.


Todas as atividades são abertas ao público, que poderá participar de forma gratuita. O Criativos Dissonantes é um programa de imersão criativa que busca aprimorar práticas, processos e experiências para melhoria de performances de pessoas e organizações, através de metodologias e processo de construção de novos cenários como ferramenta de inovação social.



SOBRE OS ARTISTAS

Raoni Gondin
Artista visual, pesquisador em linguagens visuais contemporâneas, graduado em Fotografia, especialista em Artes Visuais: Cultura e Processos de Criação, pós-graduando em Artes Visuais e Linha de pesquisa pela Universidade Federal da Bahia.

Tarcisio Almeida
Curador independente, desenvolve projetos de pesquisa em design, arte contemporânea e articulação social, discutindo as possibilidades entre o fazer e suas relações com os processos criativos relacionados à migração simbólica e à construção de lugar e espaços.

Natalia Cavalcante
Nascida em Salvador é graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes, da UFBA e pela Universidad de Granada, na Espanha. Tem como base para criação de sua arte — pinturas, objetos e vídeo arte — investigação das poéticas contemporâneas sobre a experiência do tempo e espaço, recompostas através de lembranças espontâneas.


SERVIÇO
O que: Instalação Atalho e Torno
Quem: Raoni Gondin, Tarcisio Almeida e Natalia Cavalcante, do projeto Criativos Dissonantes
Onde: Galeria Acbeu - Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória
Quando: Abertura para convidados no dia 16 de outubro das 19h às 22h.
Visitação aberta ao público: de 16 a 23 de outubro, de segunda a sexta das 14h às 20h e sábados das 16h às 20h