Looping na Galeria ACBEU






O mundo da arte num cenário repleto de novidades tecnológicas é a marca do trabalho do artista Wayner Tristão, que poderá ser apreciado pelo público na Galeria Acbeu, no período de 19 de junho a 4 de julho. A exposição, batizada de Looping, revela peças elaboradas em superfícies distintas com base em tecnologias analógicas e digitais em movimento. São animações realizadas em técnica tradicional, em preto e branco. O vernissage para convidados acontecerá no dia 19, sexta, a partir das 19h e a visitação é aberta ao público e gratuita a partir do dia 20.

Wayner Tristão nasceu no Rio de Janeiro e se auto-define como um artista multimídia. Estudou na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, onde se formou em animação. Fez especialização em Arte Latino-Americana e Animação Digital na UNC - Universidade Nacional de Córdoba na Argentina, e mestrado em Arte Urbana pela UNAM - Universidad Nacional Autónoma de Mexico. No currículo constam participações em mostras e festivais de cinema e vídeo no Brasil, México e Japão, com diversas premiações. Atualmente Wayner vive e trabalha entre Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, cidades vizinhas ligadas por uma ponte, onde desenvolve projetos relacionados com o audiovisual e artes.

O artista explica que novas possibilidades estéticas e tecnológicas necessitam ser descobertas para a inserção cada vez maior do audiovisual na sociedade contemporânea. “A virtualização da imagem multiplica-se e desdobra-se em gifs e lâminas oleds, que podem estar inseridas em qualquer formato e suporte”, explica. Wayner acredita que o avanço tecnológico facilita e barateia a produção da imagem-movimento permitindo que artistas possam ir além do cinema e vídeo como suporte para uma criação própria. “Douglas Gordon, Pierre Huyghe e Mark Lewis, são alguns dos nomes mais representativos que se apropriam de obras já consagradas no circuito cinematográfico, para repensar paradigmas da arte na era da imagem em movimento”.


Serviço
O que: Exposição Looping
Quem: Wayner Tristão
Quando: abertura 19 de junho, às 19h
Visitação aberta ao público: de 20 de junho a 4 de julho, de segunda a sexta das 14h às 20h e sábados das 16h às 20h
Onde: Galeria Acbeu - Av. Sete de Setembro, 1883 - Corredor da Vitória
Informações: ACBEU (71) 3444-4411
Gratuito